Busca avançada
Ano de início
Entree

Libertismo disposicional: esboço de uma teoria disposicional sobre leis da natureza e livre-arbítrio

Processo: 17/20532-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Metafísica
Pesquisador responsável:Marco Antonio Caron Ruffino
Beneficiário:Pedro Merlussi
Instituição-sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

Este projeto lida com o problema do livre-arbitrio e do determinismo. A proposta e a de investigar as relac'oes conceituais entre as teorias dis- posicionais sobre leis da natureza e a tese de que ha livre-arbitrio (e conceitos relacionados, como responsabilidade moral e a capacidade para agir diferentemente nas mesmas circunstancias). Embora as teorias "Humianas" sobre leis da natureza te- nham sido recentemente criticadas, o compatibilismo motivado por essas teorias permanece forte. O que se propoe e uma alternativa a este cenario: o libertismo disposicional. Esta tese e a combinac'ao de uma teoria disposicional de leis da natureza com a afirmac'ao de que os agentes poderiam agir diferentemente daquilo que agiram.Os resultados deste projeto devem levar a uma alternativa mais plausivel as teorias "Humianas" compatibilistas prevalecentes na literatura em filosofia analitica contemporanea.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LAMPERT, FABIO; MERLUSSI, PEDRO. Counterfactuals, counteractuals, and free choice. PHILOSOPHICAL STUDIES, v. 178, n. 2 MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.