Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação entre a microbioma intestinal de peixes sadios e peixes infectados experimentalmente com Streptococcus agalactiae

Processo: 17/22288-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Wanderley Dias da Silveira
Beneficiário:Bruna Rafaela dos Santos Silva
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/17421-7 - Comparação entre o microbioma do trato respiratório de aves saudáveis e aves diagnosticadas com colibacilose, AP.JP
Assunto(s):Microbiologia   Metagenoma   Mortalidade animal   Peixes   Tilápia-do-Nilo

Resumo

A aquicultura é uma indústria que vem crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil. Neste contexto, a tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) vem demonstrando grande potencial para o cultivo e se transformou na espécie com o maior volume de produção no Brasil. No entanto, o crescimento da piscicultura no Brasil ainda é desorganizado e caracterizado por altas taxas de mortalidade, principalmente devido a doenças bacterianas e baixa qualidade higiênica e sanitária. No tocante a produção de Tilápias, a septicemia causada por Streptococcus agalactiae é considerada a enfermidade de maior impacto econômico nas criações comerciais, caracterizada principalmente por sinais de meningoencefalite. O presente trabalho tem como objetivo comparar o microbioma do trato intestinal de peixes saudáveis e peixes infectados experimentalmente com S. agalactiae. Serão utilizadas duas técnicas diferentes, para se avaliar bactérias aderidas ao epitélio intestinal, ou bactérias livres no lúmen. O microbioma será determinado utilizando sequenciamento de nova geração (NGS). A determinação dos microbiomas pode ser útil, no futuro, para estabelecimento de medidas de controle de estreptococose em pisciculturas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, BRUNA RAFAELA DOS SANTOS; DERAMI, MARIANA SILVEIRA; PAIXAO, DOUGLAS ALVAREDO; PERSINOTI, GABRIELA FELIX; DIAS DA SILVEIRA, WANDERLEY; MALUTA, RENATO PARIZ. Comparison between the intestinal microbiome of healthy fish and fish experimentally infected with Streptococcus agalactiae. AQUACULTURE RESEARCH, v. 51, n. 8 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.