Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção e caracterização de alterações moleculares em amostras de tecido e fluidos corpóreos de pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Processo: 17/22658-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 25 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Carvalho Peters
Beneficiário:Lais Machado de Jesus
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/12785-9 - Detecção e caracterização de alterações moleculares em tecidos e fluidos corpóreos de pacientes com tumor de cabeça e pescoço, BE.EP.MS
Assunto(s):Rastreamento   Mutação   Prognóstico   Metilação   Marcador molecular

Resumo

O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço (CECP) tem como principal fator de risco o consumo de álcool e tabaco, além de estar associado a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV), sobretudo em tumores de orofaringe. São comumente relacionados a altas taxas de incidência, morbidade e mortalidade, apresentando uma grande complexidade no manejo dos pacientes devido sua heterogeneidade etiológica, molecular e clínica.Portanto, a identificação de marcadores moleculares que permitam uma melhor classificação destes pacientes de acordo com a sua evolução clínica e que possam ser avaliados em fluidos corpóreos, diminuindo a necessidade de realização de biópsias diagnósticas invasivas durante todo seguimento, pode melhorar a escolha da conduta clínica em relação ao manejo do paciente. Com isso, o objetivo deste estudo é caracterizar alterações genéticas e epigenéticas em genes específicos, importantes na carcinogênese, em amostras de tumor e fluidos corpóreos de pacientes com CECP tratados no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer de Barretos. Espera-se com os resultados encontrados, ser possível identificar alterações nestes genes nos tumores e avaliá-los como marcadores de resposta ao tratamento e de monitoramento durante o seguimento dos pacientes, visando uma melhor escolha da conduta na decisão do tratamento e da forma de seguimento, permitindo melhora na qualidade de vida e nas taxas de sobrevida. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE JESUS, LAIS MACHADO; DOS REIS, MARIANA BISARRO; CARVALHO, RAIANY SANTOS; SCAPULATEMPO NETO, CRISTOVAM; DE ALMEIDA, GISELE CARAVINA; LAUS, ANA CAROLINA; MARCZYNSKI, GABRIELLA TAQUES; LEAL, LETICIA FERRO; MELENDEZ, MATIAS ELISEO; DE MARCHI, PEDRO; MANUEL REIS, RUI; CARVALHO, ANDRE LOPES; DE CARVALHO, ANA CAROLINA. Feasibility of methylatedctDNAdetection in plasma samples of oropharyngeal squamous cell carcinoma patients. HEAD AND NECK-JOURNAL FOR THE SCIENCES AND SPECIALTIES OF THE HEAD AND NECK, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.