Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de bifurcações induzidas por limite e incertezas de parâmetros no contexto de estabilidade de tensão

Processo: 17/22397-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Luís Fernando Costa Alberto
Beneficiário:Lucas Sales Neves
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50851-0 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados em Segurança e Meio Ambiente, AP.TEM
Assunto(s):Estabilidade de tensão   Distribuição de energia elétrica   Redes de distribuição de energia elétrica

Resumo

Com o contínuo crescimento de carregamento, os Sistemas Elétricos de Potência (SEP) passaram a operar mais próximos de seus limites. Consequentemente, aumentou a importância de implementar ferramentas de avaliação de segurança dinâmica no ambiente da operação em tempo real. Dentro do contexto de avaliações de segurança, temos o problema de avaliações de estabilidade de tensão pela caracterização da Margem de Estabilidade de Tensão (MET), que relaciona o ponto de operação atual e o Ponto de Máximo Carregamento do sistema (PMC), limite no qual ocorrerá o colapso de tensão. Para o cálculo da MET, diversos métodos robustos podem ser encontrados na literatura para o caso em que o PMC é representado por uma Bifurcação Sela-Nó (BSN), porém o cálculo desta margem para o caso de ocorrência de uma Bifurcação Induzida por Limite (BIL) ainda é passível de melhorias. Esta bifurcação, como o próprio nome indica, ocorre quando o sistema atinge o limite operativo de algum equipamento da rede. Ainda neste contexto de estabilidade de tensão, o elevado crescimento de fontes intermitentes de energia nos sistemas elétricos (fontes fotovoltaicas e fontes eólicas, por exemplo) contribuem para o incremento de incertezas com relação ao seu balanço de potência e ao seu ponto de operação. Evidentemente, é desejável que estas incertezas sejam, mesmo que de forma simplificada, consideradas no cálculo da MET de sistemas elétricos com grande penetração de fontes intermitentes. O objetivo deste projeto de pesquisa é o estudo e a proposição de métodos rápidos de avaliação da MET, levando em consideração limites decorrentes tanto de bifurcações sela-nó como induzidas por limite, de sistemas com grande penetração de geração intermitente. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, LUCAS SALES; COSTA ALBERTO, LUIS FERNANDO. On The Computation of The Locally Closest Bifurcation Point Considering Loading Uncertainties and Reactive Power Limits. IEEE Transactions on Power Systems, v. 35, n. 5, p. 3885-3894, SEPT 2020. Citações Web of Science: 0.
NEVES, LUCAS SALES; COSTA ALBERTO, LUIS FERNANDO; CHIANG, HSIAO-DONG. A fast method for detecting limit-induced bifurcation in electric power systems. Electric Power Systems Research, v. 180, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.