Busca avançada
Ano de início
Entree

Demanda conflitante entre a termorregulação comportamental e o estado de desidratação na falsa coral Oxyrhopus guibei (serpentes, Dipsadidae)

Processo: 17/21747-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Arturo Navas Iannini
Beneficiário:Dylan Jose Padilla Perez
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/17251-0 - A termorregulação conduz a evolução da coloração dorsal em lagartos tropidurídeos?, BE.EP.MS
Assunto(s):Comportamento   Metabolismo

Resumo

A maior parte dos répteis termorregulam ativamente usando ajustes comportamentais de forma a alcançar e manter a temperatura corporal preferida. No entanto, a busca de uma temperatura ótima é acompanhada por uma demanda conflitante com a potencial perda de água. Da mesma forma, há uma ampla gama de outras características de história de vida que governam a termorregulação comportamental, como o consumo de alimentos por exemplo. Por isso, o comportamento termorregulador deve enfrentar uma demanda conflitante com todas essas atividades fisiológicas. O objetivo deste estudo é testar as hipóteses de que: (1) indivíduos desidratados da falsa-coral Oxyrhopus guibei exibem uma preferencia por temperaturas menores do que os indivíduos hidratados a favor da conservação da água e (2) que indivíduos desidratados da falsa-coral O. guibei, após a alimentação, exibem um maior grau de termorregulação comportamental do que os indivíduos hidratados em jejum sem pagar nenhum custo de dessecação, devido à obtenção de água a partir da dieta e do metabolismo. Para testar essas hipóteses, usaremos um desenho fatorial completo no qual o efeito de dois fatores será avaliado em dois níveis sobre a temperatura preferida selecionada pelas cobras em um gradiente térmico. Esperamos que as cobras desidratadas selecionem temperaturas inferiores às hidratadas no gradiente térmico. De forma alternativa, também esperamos que a conservação da água seja provavelmente abandonada quando as cobras desidratadas sejam alimentadas, permitindo que elas busquem temperaturas mais altas em comparação com as cobras desidratadas em jejum. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADILLA PEREZ, DYLAN J.; DE CARVALHO, JOSE E.; NAVAS, CARLOS A. Effects of food intake and hydration state on behavioral thermoregulation and locomotor activity in the tropidurid lizard Tropidurus catalanensis. Journal of Experimental Biology, v. 224, n. 6 MAR 2021. Citações Web of Science: 0.
VIMMERSTEDT, JON C.; PADILLA PEREZ, DYLAN J.; ANGILLETTA, JR., MICHAEL J.; VANDENBROOKS, JOHN M. Oxygen supply limits the heat tolerance of avian embryos. BIOLOGY LETTERS, v. 15, n. 11 NOV 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.