Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de probióticos do gênero Bifidobacterium sobre a modulação da resposta imune e nível de perda óssea alveolar promovida por periodontite induzida em camundongos saudáveis e diabéticos

Processo: 17/22345-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcia Pinto Alves Mayer
Beneficiário:Natali Shimabukuro
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/18273-9 - Novas estratégias para o controle das periodontites, AP.TEM
Assunto(s):Probióticos   Resposta imune   Bifidobacterium   Periodontite   Diabetes mellitus   Microbiologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bifidobacterium | diabetes | periodontite | probióticos | resposta imune | Microbiologia

Resumo

Embora o uso de probióticos seja muito difundido, a sua eficácia na prevenção e controle de doenças inflamtórias é dependente da cepa utilizada. Nossos estudos prévios in vitro mostraram que probióticos dos gêneros Bifidobacterium são capazes de reduzir a formação de biofilme multiespécie formado por Porphyromonas gingivalis e espécies de Streptococcus, e de interferir nos processos de adesão e invasão em células epiteliais e na resposta destas células ao patógeno periodontal. As doenças periodontais e a diabetes são doenças inflamatórias e bactérias probióticas podem ser usadas no seu controle. O presente estudo visa determinar a capacidade de cepas probióticas do gênero Bifidobacterium controlar a destruição dos tecidos periodontais em ensaios com modelos animais normoglicêmicos e com diabetes. Duas cepas probióticas (B. breve 1101A e B. bifidum 162ª) pré-selecionadas com base nos nossos dados in vitro serão testadas em modelo animal de periodontite experimental induzida pela infecção oral por um consórcio microbiano (P. gingivalis cepa capsulada - W83 e cepa fimbriada ATCC 33277, Prevotella intermedia 17 e Fusobacterium nucleatum ATCC 25586) em camundongos C57Bl 6 normais e diabéticos. A diabetes será induzida pela ingestão de dieta hiperlipídica/hipercalórica. Após a eutanásia, serão analisados o perfil de citocinas séricas por ELISA, a perda óssea alveolar por microCT, níveis de células T por citometria de fluxo, a expressão de genes no tecido gengival que codificam receptores intra e extra-celulares e citocinas por RT-qPCR, microbioma de tecido gengival e de fezes por meio do sequenciamento de alta performance com gene 16SrRNA, determinação dos níveis de patógenos orais em amostras de biofilme oral, soro, fezes, baço e fígado por PCR quantitativo utilizando um par de primers específico para o gene 16SrRNA para P. gingivalis, P. intermedia e F. nucleatum. Nos animais diabéticos, serão monitorados os níveis de glicemia e a resistência à insulina. Com as estratégias empregadas, esperamos demonstrar o efeito de cepas probióticas sobre a periodontite e doenças associadas, como também elucidar os seus principais mecanismos de ação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BUENO, MANUELA R.; ISHIKAWA, KARIN H.; ALMEIDA-SANTOS, GISLANE; ANDO-SUGUIMOTO, ELLEN S.; SHIMABUKURO, NATALI; KAWAMOTO, DIONE; MAYER, MARCIA P. A.. Lactobacilli Attenuate the Effect of Aggregatibacter actinomycetemcomitans Infection in Gingival Epithelial Cells. FRONTIERS IN MICROBIOLOGY, v. 13, p. 11-pg., . (16/13159-6, 17/16377-7, 16/13156-7, 16/14687-6, 15/18273-9, 17/22345-0)
SHIMABUKURO, NATALI; CATARUCI, AMALIA C. DE S.; ISHIKAWA, KARIN H.; OLIVEIRA, BRUNA E. DE; KAWAMOTO, DIONE; ANDO-SUGUIMOTO, ELLEN S.; ALBUQUERQUE-SOUZA, EMMANUEL; NICOLI, JACQUES R.; FERREIRA, CAROLINE M.; DE LIMA, JEAN; et al. Bifidobacterium Strains Present Distinct Effects on the Control of Alveolar Bone Loss in a Periodontitis Experimental Model. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 12, . (17/22345-0, 15/18273-9, 16/13156-7, 18/25171-6, 16/14687-6, 17/16377-7, 16/13159-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SHIMABUKURO, Natali. Efeito de probióticos do gênero Bifidobacterium sobre a modulação da resposta imune e nível de perda óssea alveolar promovida por periodontite induzida em camundongos. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia (FO/SDO) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.