Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de nucleação de zeólitas mediante medidas de espalhamento de raios-X a baixos ângulos e técnicas de imagem com raios-X coerente.

Processo: 17/23427-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Florian Edouard Pierre Meneau
Beneficiário:Paloma Vinaches Melguizo
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/25964-5 - Dos monômeros às nanopartículas: investigação in situ da formação de nanopartículas de ouro em tempo real por técnicas síncrotron e de microscopia, AP.JP
Assunto(s):Nucleação   Zeolitas   Radiação síncrotron

Resumo

As zeólitas são materiais versáteis empregados industrialmente como catalisadores, adsorventes e em processos de separação. Apesar de serem conhecidas desde a antiguidade pouco se sabe dos mecanismos de nucleação e crescimento que ajudariam a controlar a formação de uma determinada estrutura e as propriedades destes materiais. Para desvendar esses processos de nucleação e crescimento, propomos usar a técnica de espalhamento de raios-X a ângulos baixos (SAXS), que permite o monitoramento in situ da formação dos materiais em comprimentos que vão desde um nanômetro até várias centenas de nanômetros. Além disso, técnicas de imagem com raios-X coerentes, que são novas técnicas emergentes de imagem, permitem obter a morfologia 3-dimensional dos materiais, bem como a distribuição de tensão de rede (strain), no caso de técnicas de imagem por difração de Bragg coerente. Com essas novas técnicas de raios-X coerentes, vai ser possível visualizar diretamente as zeólitas, seus poros e suas cavidades. Os resultados fornecidos por ambas as técnicas permitirão uma melhor compreensão da síntese das zeólitas e o desenho racional de novos materiais zeolíticos, tais como nanozeolites. Propomos que o foco do estudo seja nas zeólitas LTA, FER, MER, STF e STW. A zeólita LTA será usada como referência; por outro lado, os restantes materiais são muito promissores e não foram aprofundados no estudo ainda. Os testes catalíticos serão executados em paralelo, e seus resultados vão ser correlacionados com os experimentos realizados no síncrotron.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCHWANKE, ANDERSON JOEL; VINACHES, PALOMA; MENEAU, FLORIAN; MORGADO, JR., EDISSON; PERGHER, SIBELE. Nucleation and crystallization of the MWW-type lamellar zeolitic precursor. CATALYSIS TODAY, v. 344, n. SI, p. 102-107, . (14/25964-5, 17/23427-0)
VINACHES, PALOMA; MENEAU, FLORIAN; PERGHER, SIBELE B. C.. Ex situ nucleation and growth study of the pure silica HPM-1 zeolite. Microporous and Mesoporous Materials, v. 315, . (17/23427-0, 14/25964-5)
VINACHES, PALOMA; DE MELLO, MARIELE SOARES; MENEAU, FLORIAN; MEDEIROS COSTA, IZABEL C.; MORGADO, EDISSON JR JR; PERGHER, SIBELE. Effect of mother liquor addition on (P)MCM-22 synthesis. Microporous and Mesoporous Materials, v. 306, . (14/25964-5, 17/23427-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.