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Personagem de HQ e comunicação de interesse público

Processo: 18/00709-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 30 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Pesquisador responsável:João Batista Freitas Cardoso
Beneficiário:Renata de Freitas Silva
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). São Caetano do Sul , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/24486-8 - Personagem de HQ e comunicação de interesse público, AP.R
Assunto(s):História em quadrinhos   Personagens   Tatuagem

Resumo

Este projeto é um desmembramento da pesquisa "Personagem em Tatuagem: transposição das páginas das histórias em quadrinhos para o corpo humano", concluída em janeiro de 2017 com auxílio da FAPESP (Processo#2014/21537-5), que teve como principal objetivo estudar os aspectos de inovação que surgem com a transposição de figuras de personagens de histórias em quadrinhos para o corpo humano em forma de tatuagem. No percurso de tal pesquisa, por meio da revisão bibliográfica e do levantamento de campo, foi possível identificar formas de apropriações desse tipo de imagem em outras práticas culturais, como, por exemplo, em intervenções artísticas, manifestações políticas ou na moda. Tais imagens, que se originam no âmbito do setor produtivo e são protegidas por direito de uso, ao passarem por processos de apoderamento e ressignificação, servem para difusão de discursos de interesse político e público no ambiente urbano. Com base nesse pressuposto, interessa a esta pesquisa compreender as formas de apropriação desse tipo de signo, que estão relacionadas às práticas subversivas - reprodução, alteração e uso indevido de imagens protegidas por copyright -, e os intercâmbios de significados entre os personagens, as narrativas e discursos de interesse público. Ainda que tenham caráter subversivo, essas práticas revelam modos criativos de falar sobre a cidade e o cidadão. Partindo do pressuposto de que o potencial de significação dessas manifestações é resultado da troca simbólica que se dá entre os sentidos originados nas narrativas seriadas (histórias em quadrinhos, desenhos animados, filmes cinematográficos, games), consolidados em produtos licenciados, e os significados gerados pelos discursos dos sujeitos que se apropriam de tais figuras, a pesquisa pretende responder à seguinte pergunta: Como as imagens de personagens de histórias em quadrinhos são apropriadas para difundir ideias de interesse público em ambientes urbanos? Considerando que tais signos carregam em si sentidos provenientes das narrativas seriadas e que as apropriações apresentam-se muitas vezes como textos abertos, pretende-se responder, ainda: Qual o potencial de significação desses textos no ambiente público? (AU)