Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de microrganismos ambientais na biodegradação de agrotóxicos estrobilurinicos e piretróides amplamente utilizados na agricultura brasileira

Processo: 17/19721-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Edson Rodrigues Filho
Beneficiário:Willian Garcia Birolli
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Agroquímicos   Biorremediação   Micro-organismos endofíticos

Resumo

Os dados divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) mostram que grupos químicos de agrotóxicos desenvolvidos mais recentemente como as estrobilurinas e os piretróides já estão entre os mais encontrados em amostras de alimentos, com destaque para os compostos estrobilurínicos piraclostrobina, azoxistrobina e trifloxistrobina, e os piretróides lambda-cialotrina, bifentrina, cipermetrina, fempropatrina e etofenproxi que figuram entre os 30 ingredientes ativos de agroquímicos mais encontrados como contaminantes pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). Na recuperação de extensas áreas agrícolas contaminadas com pesticidas, o método mais promissor é a biorremediação com microrganismos, pois estes eliminam os poluentes em condições brandas e em locais de difícil remoção, caracterizando-se um método sustentável de descontaminação. Entretanto, poucos estudos de biodegradação em solo foram realizados e metodologias de biorremediação em grande escala não estão disponíveis na literatura. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo o estudo da biodegradação em solo dos pesticidas piretróides e estrubilurínicos (amplamente empregados no Brasil) visando a aplicação de microrganismos ambientais de diversas origens e obtenção de uma metodologia aplicada de biorremediação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BIROLLI, WILLIAN G.; ARAI, MARYLYN S.; NITSCHKE, MARCIA; PORTO, ANDRE L. M. The pyrethroid (+/-)-lambda-cyhalothrin enantioselective biodegradation by a bacterial consortium. PESTICIDE BIOCHEMISTRY AND PHYSIOLOGY, v. 156, p. 129-137, MAY 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.