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O panorama das pesquisas sobre o ensino da física das radiações ionizantes

Processo: 17/07166-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Leandro Londero da Silva
Beneficiário:Igor Machado Nossa
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Pedagogia   Prática de ensino   Ensino de física   Disseminação de informação   Produção de conhecimento

Resumo

A Física das Radiações é um conteúdo previsto nos currículos escolares. Por outro lado, nota-se que ele não tem sido um item prioritário na prática pedagógica da maioria dos professores da escola básica. A partir da constatação básica de que o ensino da Física das Radiações constitui um desafio para professores, objetivamos realizar uma revisão bibliográfica analisando aspectos quantitativos e qualitativos referentes a produção acadêmica sobre o Ensino da Física das Radiações Ionizantes, tomando como fonte de informações os periódicos científicos da área de Educação em Ciências/Ensino de Física, as atas de congressos e teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação. Buscaremos sintetizar os avanços obtidos, as ideias convergentes e procuraremos sinalizar perspectivas, com o intuito de contribuirmos para um avanço e defesa dos trabalhos futuros que se dedicarem ao ensino desse tópico conceitual. Procuraremos responder o seguinte problema: Qual é o panorama da pesquisa sobre o Ensino da Física das Radiações Ionizantes? Para tanto, mapearemos Teses e Dissertações, artigos publicados em periódicos científicos da área de Educação em Ciências/Ensino de Física e trabalhos publicados em atas de congressos. Após o mapeamento, passaremos para a etapa de localização e acesso ao texto completo das produções. As produções identificadas serão registradas em tabelas nas quais registraremos o tipo de produção, ano da publicação, nome do autor, título e orientador e instituição na qual foi desenvolvida, etc. Em continuidade, realizamos a leitura cuidadosa de cada uma das produções. Ao final, analisaremos o conteúdo das produções e tabulamos os dados com a elaboração de registros em quadros e tabelas, construídas especificamente para este estudo, nas quais sintetizaremos as frequências, os objetivos, as problemáticas, abordagens, quadros teóricos, metodologias, focos dominantes, lacunas existentes, resultados e conclusões, sugestões/contribuições apresentadas para mudanças e inovações da prática pedagógica, com o objetivo de respondermos nossas questões de pesquisa. (AU)