Arqueobotânica e mudanças socioeconômicas durante o Holoceno Médio no Sudoeste da ...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 17/22378-6 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de março de 2018 |
Vigência (Término): | 31 de dezembro de 2019 |
Área do conhecimento: | Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública |
Pesquisador responsável: | Priscila de Morais Sato |
Beneficiário: | Caio Pereira dos Santos |
Instituição-sede: | Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 16/00270-6 - Estudo MINA - materno-infantil no Acre: coorte de nascimentos da Amazônia Ocidental Brasileira, AP.TEM |
Assunto(s): | Assistência à saúde Saúde materno-infantil Mães Comportamento alimentar Hábitos alimentares Desigualdade social Análise socioeconômica Amazônia |
Resumo As práticas alimentares abarcam desde as práticas observadas até as representações sociais da alimentação, sendo moldadas por condicionantes biológicas e ecológicas, e originando um espaço de possibilidades de escolhas definido como espaço social alimentar. No caso das sociedades industrializadas, as condições socioeconômicas desempenham grande influência no acesso e aquisição dos alimentos, bem como opiniões e valores acerca da alimentação. Portanto, a discussão da influência do ambiente alimentar na determinação de práticas alimentares mais ou menos saudáveis se torna a questão norteadora deste projeto de iniciação científica, com delineamento qualitativo, que compõe parte da linha de investigação de estilo de vida materno do projeto Mina. O presente projeto tem como objetivo explorar como as práticas alimentares, com foco na aquisição e acesso aos alimentos, são influenciadas por aspectos socioeconômicos em mulheres de Cruzeiro do Sul, Acre, Amazônia ocidental brasileira. Para a coleta dos dados, será utilizada a triangulação de métodos qualitativos, como entrevista semiestruturada em profundidade e visita domiciliar com observação participante, para uma compreensão abrangente do objeto investigado. A análise dos dados será feita por meio da análise de conteúdo. As etapas a serem realizadas para a constituição da análise de conteúdo serão pré-análise, exploração do material - com a construção de um codebook, tratamento dos dados e inferência e interpretações, estas serão descritas a partir de suas tendências central e periférica, distribuição, intervalo, detalhes e contextos. Para tanto, as análises serão auxiliadas pelo software MAXQDA e os dados serão apresentados em forma de paráfrases, citações literais e dados quantitativos. A partir desta descrição, será possível interpretar os dados construídos e inferir conclusões contribuindo para um maior entendimento de determinantes de saúde e nutrição materno-infantil e como questões de gênero interagem com a aquisição de alimentos. (AU) | |