Busca avançada
Ano de início
Entree

Cordeiros Morada Nova: cuidados ao nascimento, avaliação dos níveis de infecção por nematóides gastrintestinais e seu impacto no ganho de peso

Processo: 17/24289-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Ana Carolina de Souza Chagas
Beneficiário:Luciana Aparecida Giraldelo
Instituição-sede: Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia veterinária   Desempenho animal   Ganho de peso   Produção animal   Ovinocultura   Cordeiros

Resumo

A produção de ovinos no Brasil ainda não abastece o mercado doméstico com eficiência e qualidade. Não existe oferta constante, o que dificulta a estruturação do setor, incluindo a formação de escalas de abate. As raças deslanadas, como Santa Inês e Morada Nova, são consideradas resistentes à verminose, característica extremamente importante diante do impacto dessa doença na ovinocultura. Isso demonstra a necessidade permanente de estudos direcionados para hospedeiros resistentes à verminose, com o intuito de disponibilização futura de animais com características desejáveis. A raça Morada Nova também possui rusticidade, prolificidade, pele de excelente qualidade, precocidade sexual, excelente habilidade materna, inexistência de sazonalidade reprodutiva e excelente adaptação ao clima tropical, além de maior número de cordeiros produzidos por hectare. No primeiro ano do projeto FAPESP 2017/01626-1 observou-se que a fase do nascimento ao desmame impacta de maneira decisiva nas características de infecção e produção do animal até sua fase de abate. Dessa forma, a presente proposta tem por objetivo acompanhar em torno de 150 cordeiros Morada Nova em relação aos cuidados pós-nascimento até o desmame, bem como avaliar a infecção por nematoides gastrintestinais e seu impacto no ganho de peso dos animais (segundo ano do projeto). Assim, serão estudadas as características de susceptibilidade dos cordeiros a endoparasitas e seus efeitos sobre as características de desempenho (ganho de peso médio diário e ganho total), bem como sanguíneas, do desmame (3 meses) até 9 meses de idade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA TOSCANO, JOAO HENRIQUE; LOPES, LOUYSE GABRIELLI; GIRALDELO, LUCIANA APARECIDA; DA SILVA, MATHEUS HENRIQUE; OKINO, CINTIA HIROMI; DE SOUZA CHAGAS, ANA CAROLINA. Identification of appropriate reference genes for local immune-related studies in Morada Nova sheep infected with Haemonchus contortus. MOLECULAR BIOLOGY REPORTS, v. 45, n. 5, p. 1253-1262, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.