Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do equilíbrio semi-estático de migranosos sob diferentes condições de luminosidade

Processo: 17/19552-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Laís Sestari
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Equilíbrio postural   Cefaleia   Enxaqueca sem aura   Fotofobia   Hipersensibilidade   Conforto luminoso   Luz

Resumo

A migrânea é uma cefaleia de alta prevalência e altos níveis de incapacidade, presente com mais frequência em mulheres. Déficits de equilíbrio são conhecidos nos pacientes migranosos, bem como o relato de fotofobia, que é exacerbado durante a crise mas se mantém em menor intensidade no período interictal. O limiar de desconforto visual já está estabelecido, porém não foram verificados os efeitos dos estímulos luminosos sobre a manutenção do equilíbrio e a confiabilidade deste limiar. O objetivo deste estudo será avaliar o equilíbrio semi-estático destes pacientes sob diferentes condições luminosas e verificar a confiabilidade do limiar de desconforto luminoso. Serão avaliadas 14 mulheres com migrânea que passarão pelas avaliações da estabilidade postural na plataforma de força em apoio unipodal e bipodal com olhos abertos sob as condições de iluminação: ambiente, limiar de desconforto e desconforto intenso. A avaliação do desconforto luminoso será repetida em um intervalo de 7 a 21 dias, para verificação da confiabilidade da medida. Considerando que os pacientes com migrânea estão constantemente expostos a estímulos visuais e que a hipersensibilidade sensorial permanece no período entre as crises, o conhecimento da influência do estímulo visual no equilíbrio semi-estático destes pacientes contribuirá na compreensão de mecanismos envolvidos na instabilidade postural dos mesmos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINHEIRO, CARINA F.; MORAES, RENATO; CARVALHO, GABRIELA F.; SESTARI, LAIS; WILL-LEMOS, TENYSSON; BIGAL, MARCELO E.; DACH, FABIOLA; VAN EMMERIK, RICHARD; BEVILAQUA-GROSSI, DEBORA. The Influence of Photophobia on Postural Control in Patients With Migraine. HEADACHE, v. 60, n. 8 AUG 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.