Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de resiliência de sistemas reconfiguráveis

Processo: 17/21941-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica
Pesquisador responsável:Carlos Dias Maciel
Beneficiário:Rafael Rodrigues Mendes Ribeiro
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50851-0 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados em Segurança e Meio Ambiente, AP.TEM
Assunto(s):Redes complexas   Topologia

Resumo

O estudo da resiliência de sistemas é de grande importância nos dias atuais. Dentro deste estudo destaca-se a utilização de modelos de redes complexas para se fazer análises da resiliência de sistemas reais. Neste projeto, pretende-se utilizar está representação para fazer a análise de resiliência de sistemas reconfiguráveis. Esses sistemas têm a capacidade de alterar a sua topologia para se reabilitar de uma falha. Neste trabalho, irá analisar-se o efeito da redundância do sistema na resiliência e como a topologia do sistema afeta a resiliência de sistemas reconfiguráveis. Será implementado um algoritmo que simula a reconfiguração do sistema no caso de falhas. As quatro topologias que serão estudadas são: planar quadrado, mundo pequeno, livre de escala e um sistema real. As análises serão realizadas para um número variável de falhas, com falhas em arestas, em nós ou em ambos. A averiguação da resiliência será feita a partir da proporção de nós conectados ao sistema após a reconfiguração do sistema em relação ao número total de nós do sistema. Com esses dados será possível inferir características favoráveis ou desfavoráveis para sistemas reconfiguráveis. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)