Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de uma levedura capaz de converter material lignocelulósico em ácido ferúlico

Processo: 17/08166-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Fábio Márcio Squina
Beneficiário:Nathália Vilela
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50590-4 - Valorização da lignina em plantas de etanol celulósico: a conversão biocatalítica via ácido felúrico a produtos químicos de alto valor, AP.BIOEN.TEM
Assunto(s):Biotecnologia   Melhoramento genético   CRISPR-Cas9   Leveduras   Lignina   Biomassa lignocelulósica   Ácido ferúlico

Resumo

Atualmente, a busca por fontes renováveis de energia é constante devido ao fato dos combustíveis fósseis causarem diversos problemas que afetam tanto o ambiente, quanto a economia e a sociedade. Neste sentido, a utilização da biomassa lignocelulósica apresenta-se em vantagem, pois este material é constituído de celulose e hemicelulose que podem ser utilizadas para a fermentação de microrganismos e produção de etanol, além da lignina, que pode ser convertida em compostos químicos de alto valor agregado. Esta última, apesar de apresentar uma alta recalcitrância por conta da sua estrutura complexa de polímeros, pode ser degradada por algumas enzimas oxidativas de bactérias e fungos, como as peroxidases. Desta forma, este trabalho visa o melhoramento genético da levedura Rhodosporidium sp., um microrganismo capaz de degradar lignina, a fim de desenvolver um processo de conversão de material lignocelulósico em ácido ferúlico. Este composto é precursor de compostos químicos utilizados na indústria, como por exemplo o L-DOPA (L-3,4-dihydroxyphenylalanine) e o álcool coniferílico. A avaliação do sistema enzimático e as vias de conversão de lignina nesta levedura servirão de base para silenciamento e superexpressão de genes utilizando o sistema CRISPR/Cas9. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SODRE, VICTORIA; ARAUJO, JUSCEMACIA NASCIMENTO; GONCALVES, THIAGO AUGUSTO; VILELA, NATHALIA; KIMUS BRAZ, ANTONIO SERGIO; FRANCO, TELMA TEIXEIRA; NETO, MARIO DE OLIVEIRA; DE LIMA DAMASIO, ANDRE RICARDO; GARCIA, WANIUS; SQUINA, FABIO MARCIO. An alkaline active feruloyl-CoA synthetase from soil metagenome as a potential key enzyme for lignin valorization strategies. PLoS One, v. 14, n. 2 FEB 25 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.