Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma visão geral da metabolômica e lipidômica do plasma de pacientes com Doença de Alzheimer para rastreamento de biomarcadores ligados à demência

Processo: 18/03321-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 23 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Rodrigo Ramos Catharino
Beneficiário:Carlos Fernando Odir Rodrigues Melo
Supervisor no Exterior: Liang Li
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Alberta, Canadá  
Vinculado à bolsa:16/17066-2 - Metabolômica e lipidômica do Zika vírus, do mosquito ao paciente, BP.DR
Assunto(s):Lipidômica   Perfil lipídico   Fisiopatologia

Resumo

A metabolômica é o estudo dos intermediários de baixo peso molecular, não proteicos, sintetizados endogenamente pelo metaboloma. Possui o objetivo de melhorar entendimento da fisiopatologia de diversas doenças, a elucidação de biomarcadores para diagnóstico e o desenvolvimento de alvos terapêuticos. Dentre as moléculas que compõem o metaboloma estão os aminoácidos, ácidos nucleicos, açúcares e lipídeos; e do estudo desses metabólitos surgiram subáreas, como a pepdiômica, glicômica e a lipidômica, sendo que esta emerge como um campo de pesquisa extremamente promissor. Os avanços na lipidômica estão atrelados aos avanços dos métodos analíticos, como a Espectrometria de Massas (EM) e aos métodos de separação por Cromatografia Líquida (CL) acoplados a EM. Entretanto, acompanhando o desenvolvimento dos métodos analíticos há hoje uma demanda grande por métodos para o tratamento dos dados e interface entre os diferentes equipamentos e métodos utilizados. Adicionalmente, após a análise por CL-MS, há a necessidade de analisar uma grande quantidade de dados considerando as três dimensões utilizadas na identificação dos lipídios: o tempo de retenção, o valor da razão m/z e a intensidade do sinal. Com este foco, este trabalho tem por objetivo a busca de biomarcadores para a demência de maior impacto na população: a Doença de Alzheimer (DA), a partir da análise e comparação do perfil lipídico e metabólico de plasma de pacientes com DA, a partir da análise de dados obtidos por duas técnicas cromatográficas diferentes acopladas a um MS. A comparação do perfil lipídico plasmático de pacientes com DA, obtido a partir das técnicas utilizadas, será realizada utilizando estatística computacional, a fim de verificar qual apresenta melhor desempenho. Além disso, os compostos indicados como potenciais biomarcadores serão caracterizados com base no uso de plataformas de bioinformática. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, DIOGO N.; LIMA, ESTELA O.; MELO, CARLOS F. O. R.; DELAFIORI, JEANY; GUERREIRO, TATIANE M.; RODRIGUES, RAFAEL G. M.; MORISHITA, KAREN N.; SILVEIRA, CYNTHIA; MURARO, STEFANIE PRIMON; DE SOUZA, GABRIELA FABIANO; VIEIRA, ALINE; SILVA, ANTONIO; BATISTA, ROSANGELA F.; DORIQUI, MARIA J. R.; SOUSA, PATRICIA S.; MILANEZ, GUILHERME P.; PROENCA-MODENA, JOSE L.; CAVALCANTI, DENISE P.; CATHARINO, RODRIGO R. Inflammation markers in the saliva of infants born from Zika-infected mothers: exploring potential mechanisms of microcephaly during fetal development. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, SEP 20 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.