Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto clínico do PET/RM com FDG-18F em pacientes com câncer coloretal tratado

Processo: 17/27205-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Bárbara Juarez Amorim
Beneficiário:Bárbara Juarez Amorim
Anfitrião: Onofrio Antonio Catalano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Boston, Estados Unidos  
Assunto(s):Medicina nuclear   Neoplasias retais   Neoplasias colorretais

Resumo

O câncer coloretal e um dos tipos de câncer mais comum em todo o mundo. Ele é o terceiro câncer mais comum em homens e o segundo em mulheres. Sua mortalidade é maior nos países menos desenvolvido. Estima-se que com o envelhecimento populacional a sua incidência irá aumentar significativamente no Brasil até 2015. Além disso, tem ocorrido grandes avanços na terapia sistêmica do câncer coloretal, o que leva a uma necessidade de monitorização terapêutica nesses pacientes. O PET/CT com FDG-18F é o estado da arte na avaliação de diversos tipos de tumores. Entretanto, ele possui algumas limitações como casos falsos positivos e baixa resolução espacial para avaliação local. A ressonância magnética (RM) é a imagem de escolha no estadiamento do câncer retal devido a sua alta resolução anatômica. O PET/RM é uma nova tecnologia que junta a excelente capacidade de avaliação metabólica do PET com a alta resolução anatômica da RM. Objetivo: Este projeto tem por objetivo analisar a mudança no manejo oncológico dos pacientes com câncer coloretal tratado, alcançada pelo PET/RM com FDG-18F em comparação com os estudos de imagens convencionais (CT, RM e PET/CT FDG-18F), rotineiramente realizados na prática clínica.Metodologia: Estudo diagnóstico observacional retrospectivo, em que serão estudados pacientes com câncer coloretal tratados. O prontuário eletrônico dos pacientes serão acessados para verificar se houve mudança de conduta oncológica realizada pelo PET/RM em comparação com os estudos de imagens convencionais. O objetivo secundário será analisar determinar a precisão do estadiamento oncológico pelo PET/RM em comparação com os estudos de imagens convencionais.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMORIM, BARBARA J.; HONG, THEODORE S.; BLASZKOWSKY, LAWRENCE S.; FERRONE, CRISTINA R.; BERGER, DAVID L.; BORDEIANOU, LILIANA G.; RICCIARDI, ROCCO; CLARK, JEFFREY W.; RYAN, DAVID P.; WO, JENNIFER Y.; QADAN, MOTAZ; VANGEL, MARK; UMUTLU, LALE; GROSHAR, DAVID; CANAMAQUES, LINA G.; GERVAIS, DEBRA A.; MAHMOOD, UMAR; ROSEN, BRUCE R.; CATALANO, ONOFRIO A. Clinical impact of PET/MR in treated colorectal cancer patients. EUROPEAN JOURNAL OF NUCLEAR MEDICINE AND MOLECULAR IMAGING, v. 46, n. 11, p. 2260-2269, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.