Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusão escolar nas escolas estaduais de uma diretoria de ensino: um estudo sobre acessibilidade

Processo: 18/00079-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Letícia Prevideli Scarabello
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Inclusão escolar   Acessibilidade   Barreiras arquitetônicas   Alunos   Escola pública   São Paulo (SP)

Resumo

Apesar de a compreensão da educação como um direito de todos existir no país, e da existência de documentos oficiais que subsidiam a construção de uma educação inclusiva voltada para os Alunos Público alvo da Educação Especial (PAEE), vê-se que as instituições escolares não possuem capacidade estrutural para atender essa perspectiva de inclusão. A responsabilidade pela construção de uma escola inclusiva é do governo, dos gestores escolares, professores e de toda a comunidade. A acessibilidade é fundamental para que os indivíduos consigam permanecer na instituição e possam construir independência e autonomia. O estudo em questão visa analisar os aspectos arquitetônicos de escolas públicas estaduais de uma cidade do interior de São Paulo, a fim de compreender em que medida existe acessibilidade para os alunos PAEE e até que ponto os gestores escolares entendem os conceitos relacionados com a educação inclusiva. Os instrumentos utilizados para coleta de dados serão roteiro de observação do espaço físico e indicadores inclusivos no contexto escolar; e de entrevistas voltadas aos gestores escolares. Espera-se que os resultados obtidos por esta pesquisa tragam melhorias nas condições de ensino aos alunos PAEE, principalmente em relação às condições de acesso e permanência no ambiente e nas práticas escolares. (AU)