Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacionamento entre o desempenho da cadeia de suprimentos e cultura organizacional: modelo decisório baseado em fuzzy Grey cognitive MAPS

Processo: 17/23310-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti
Beneficiário:Lucas Gabriel Zanon
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/12858-6 - Avaliando o alinhamento entre a gestão de desempenho de cadeias de suprimentos e cultura organizacional: uma abordagem de classificação baseada em regras fuzzy, BE.EP.MS
Assunto(s):Cadeia de suprimentos   Cultura organizacional

Resumo

Compreender a relação entre o desempenho da cadeia de suprimentos e cultura organizacional pode ajudar a prever cenários e melhorar o processo decisório. Entretanto, sua dinâmica permanece pouco explorada devido à complexidade de se abordar quantitativamente a interferência da subjetividade. A utilização de inteligência artificial aliada ao processamento computacional da linguagem humana tem potencial de contornar essa dificuldade e suas técnicas ainda são pouco utilizadas nesse contexto. Diante disso, o objetivo geral deste trabalho consiste em propor o uso de Fuzzy Grey Cognitive Maps (FGCM) para mapear e quantificar as relações de causalidade entre cultura organizacional e o desempenho da cadeia de suprimentos. Esta aplicação não é encontrada na literatura e, por isso, pode prover novas perspectivas à análise de tal interação. A execução do projeto desdobra-se em quatro etapas: revisão bibliográfica, desenvolvimento do modelo teórico de inter-relações entre os atributos de desempenho do SCOR® e Dimensões Culturais de Hofstede, construção do FGCM e desenvolvimento do modelo decisório a partir de aplicação piloto do mesmo em uma empresa elo forte da cadeia de suprimentos da indústria alimentícia, no setor de bebidas. Este trabalho está vinculado ao projeto "Gestão de desempenho de Fornecedores: estudo de técnicas multicritério e de inteligência artificial para decisão em grupo" associado ao Instituto Nacional de Sistemas de Informação e Decisão (INCT - INSID), aprovado e financiado pela FAPESP. Espera-se, entre outros, ampliar as pesquisas que integrem gestão de operações e técnicas de suporte à decisão a partir da construção de um modelo com aplicação em campo para, no longo prazo, contribuir para a melhoria das práticas adotadas pelas empresas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZANON, LUCAS GABRIEL; ULHOA, TULIO FIGARO; ESPOSTO, KLEBER FRANCISCO. Performance measurement and lean maturity: congruence for improvement. PRODUCTION PLANNING & CONTROL, MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.