Busca avançada
Ano de início
Entree

Mal-estar no trabalho docente na escola pública de tempo integral

Processo: 17/11415-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Renata Portela Rinaldi
Beneficiário:Samanta Antunes Kasper
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Educação integral   Trabalho docente   Formação de professores   Ambiente de trabalho

Resumo

O presente projeto será desenvolvido no interior da linha de pesquisa "Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (PPGE/FCT/UNESP). Vincula-se a uma pesquisa maior intitulada Rede de pesquisa e formação sobre educação integral: experiências, movimentos, inovação e desafios contemporâneos (RINALDI, 2016a). Aborda a complexidade do mal-estar docente entre os professores em exercício na rede pública de ensino por meio do Programa de Educação Integral no município de Presidente Prudente. Buscará responder às seguintes questões gerais de pesquisa: De que forma o mal-estar docente comparece no trabalho dos professores em exercício nas escolas de tempo integral no município? Quais são as características do mal-estar nesse contexto e como ele é enfrentado pelos professores? Almeja-se desenvolver o estudo envolvendo as 31 escolas da rede municipal em que o programa de educação em tempo integral acontece. Serão convidados a participar os 65 professores efetivos que atuam com a jornada de tempo ampliada. Adotar-se-á a abordagem qualitativa de pesquisa em educação e, mais especificamente, pretende utilizar a pesquisa bibliográfica e documental (legislação nacional e municipal, projeto de escola de tempo integral do município, projetos político-pedagógicos etc.), bem como o grupo focal como estratégia do trabalho investigativo. Os principais instrumentos de coleta de dados serão: questionário, entrevistas (livres e semiestruturadas) e diário de campo da pesquisadora. O procedimento de análise dos dados pautar-se-á proposta de Miles e Huberman (1994) sistematizada por meio da redução, apresentação e conclusão/verificação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KASPER, Samanta Antunes. A implementação da escola de tempo integral do Programa Cidadescola de Presidente Prudente/ SP : tensões no trabalho docente. 2019. 275 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.