Busca avançada
Ano de início
Entree

Espaçamento adensado e alta população de plantas em mandioca de mesa submetida à aplicação de regulador de crescimento

Processo: 17/24495-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Adalton Mazetti Fernandes
Beneficiário:Rudieli Machado da Silva
Instituição-sede: Centro de Raízes e Amidos Tropicais (CERAT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Produtividade   Paclobutrazol   Manihot esculenta

Resumo

Originária da América do Sul e pertencente à família Euphorbiaceae, a atual importância econômica da mandioca está ligada ao uso de suas raízes tuberosas na alimentação humana, animal e na produção de fécula e farinha, movimentando milhares de dólares anualmente. Apesar de sua importância, a baixa produtividade brasileira influenciada pelo baixo nível tecnológico da cultura é um fator de produção limitante. Alternativas, como sistemas adensados de plantio e menores espaçamentos, veem sendo utilizadas no aumento da produtividade da mandioca. Apesar desse sistema proporcionar a obtenção de produções finais mais elevadas, um problema observado é a obtenção de menores produtividades por planta, com raízes menores e mais finas. Assim, a utilização de reguladores de crescimento, em especial dos inibidores de giberelinas, pode ser uma tecnologia eficiente para superar essa limitação em sistemas de plantio adensado. O objetivo deste estudo é avaliar o crescimento, produtividade e qualidade das raízes tuberosas de mandioca de mesa submetida à aplicação do regulador de crescimento vegetal paclobutrazol em cultivo com espaçamento adensado e alta população de plantas em duas épocas de plantio. O delineamento experimental utilizado será o de blocos ao acaso, no esquema de parcela subdividida. As parcelas serão representadas por cinco arranjos de plantio (1: 1,00 x 1,00 (tradicional); 2: 1,00 x 0,50; 3: 0,85 x 0,59; 4: 0,70 x 0,71 e 5: 0,55 x 0,91 m), enquanto as subparcelas serão representadas pelas formas de aplicação do regulador de crescimento paclobutrazol (1: Controle sem aplicação de regulador, 2: Aplicação aos 3 meses após a emergência - MAE, 3: Aplicação aos 3 e 5 MAE e 4: Aplicação aos 3, 5 e 7 MAE). Em cada forma de aplicação, o regulador de crescimento será aplicado via foliar na dose de 100 g ha-1 do i.a., utilizando-se o volume de calda de 200 L ha-1. Serão realizadas as análises fitotécnicas de crescimento da cultura e de qualidade físico-química das raízes tuberosas colhidas. Os resultados serão submetidos à ANOVA e as médias dos tratamentos serão comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Rudieli Machado da. Componentes da produção e produtividade da mandioca de mesa em função do arranjo de plantio e modos de aplicação de regulador de crescimento. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agronômicas (Campus de Botucatu)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.