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As relações entre conceito de afinidades eletivas e processo de racionalização na obra de Max Weber e suas possíveis ressonâncias no campo educacional

Processo: 17/25067-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de abril de 2018
Vigência (Término): 09 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Sandra Aparecida Riscal
Beneficiário:Sandra Aparecida Riscal
Anfitrião: Michael Lowy
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), França  
Assunto(s):Filosofia da educação

Resumo

O presente projeto, para realização de pós-doutoramento no Centre d'Etudes en Sciences Sociales du religieux (CéSor) da Ecole des Hautes Estudes em Sciences Sociales (EHESS)-Paris- França que terá como supervisor o professor Michael Löwy, tem como objetivo o estudo de como se constituiu e com que articulações e disposições, no pensamento weberiano, a concepção de "afinidades eletivas", qual o seu papel na sistematização da concepção do processo de racionalização e que repercussões teria nos tipos de educação da modernidade. O estudo focará os escritos de Weber sobre a sociologia das religiões, em particular na segunda versão da Die protestantische Ethik und der Geist des Kapitalismus ( Ética protestante e espírito do capitalismo) - presente em Gesammelte Aufsätze zur Religionssociologie - (Ensaios reunidos de sociologia da religião) e no estudo - Die Wirtschaftsethik der Weltreligionen (Ética Econômica das religiões mundiais) no qual pode ser encontrada a única referência de Weber aos tipos ideais de educação. Serão utilizadas, também, outras obras em que Weber faz menções aos conceitos estudados como Wirtschaft und Gesellschaft - (Economia e Sociedade) e Gesammelte Aufsätze zur Wissenschaftslehre - (Ensaios reunidos em teoria da ciência). O estudo visa a renovação das concepções teóricas weberianas na educação valendo-se de um aparato conceitual até o momento pouco explorado pelos estudiosos desta área. Palavras-chave: afinidades eletivas; processo de racionalização; Max Weber