Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da exposição crônica às aflatoxinas na dieta sobre a reprodução, desenvolvimento embrionário e progênie de lambari (Astyanax altiparanae)

Processo: 17/15110-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Andrezza Maria Fernandes
Beneficiário:Milena Penteado Chaguri
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Peixes   Piscicultura   Micotoxinas

Resumo

As aflatoxinas apresentam lugar de destaque no grupo das micotoxinas, pois além de serem as mais tóxicas, têm preferência por substratos como amendoim e milho, sendo o último a principal fonte de carboidratos utilizados para a nutrição animal no Brasil. Em países tropicais, é comum observar rações produzidas com procedimentos inadequados de ensacamento, transporte e armazenamento. Esses fatos, aliados a altas temperaturas e umidade sãoas principais causas de crescimento fúngico e, consequentemente, da produção de aflatoxinas. Portanto, é muito importante compreender os efeitos nos diferentes estádios de desenvolvimento dos peixes e a capacidade de tolerância a aflatoxina B1 (AFB1) durante exposição prolongada. Estudos já constataram que algumas micotoxinas causam danos produtivos em diversas espécies de peixes, porém, até o momento, pouquíssimos trabalhos estudaram o efeito das aflatoxinas na reprodução de peixes. Quanto à legislação, os níveis máximos exigidos pelos órgãos fiscalizadores não são eficientes, pois são iguais para qualquer tipo de animal e a absorção e metabolização das micotoxinas são diferentes entre as diversas espécies animais. Portanto, há a necessidade iminente desta investigação, com o objetivo de melhorar a produtividade e auxiliar no estabelecimento de níveis adequados na legislação brasileira e mundial. O objetivo do presente projeto é estudar a influência da exposição crônica às aflatoxinas na ração sobre parâmetros reprodutivos na espécie de peixe lambari (Astyanax altiparanae), avaliando também a progênie.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)