Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial cortical auditivo de crianças com microcefalia por zika vírus

Processo: 17/12295-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 09 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Claudia Figueiredo Frizzo
Beneficiário:Rafaela Cristina da Silva Bicas
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Audiologia   Córtex auditivo   Vírus Zika   Microcefalia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Córtex auditivo | Microcefalia | Zika vírus | Audiologia

Resumo

O Zika vírus tornou-se uma epidemia no Brasil a partir do início de 2015, tendo os primeiros casos de microcefalia com suspeita de causa pelo Zika Virus confirmados nos estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Desde então, pesquisas evidenciam a necessidade de maiores investigações para melhor compreender a fisiologia, sintomas e prognósticos para atender as crianças com microcefalia causada por este vírus. Desta forma, a fim de estudar e minimizar os impactos que uma possível alteração no córtex auditivo possa acarretar no desenvolvimento comunicativo destas crianças, este estudo tem como objetivo principal descrever os valores do potencial cortical auditivo de crianças que nasceram com microcefalia decorrente da infecção materna do Zika vírus. Trata-se de um estudo transversal descritivo, o qual será desenvolvido no Setor de Audiologia do Centro de Estudos da Educação e da Saúde (CEES), da Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Marília, São Paulo, e na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, Laboratório de Audiologia do Centro Especializado em Reabilitação (CER III). Participarão do estudo 20 crianças, de ambos os gêneros, com idade de 0 a 4 anos, diagnosticadas com microcefalia causada pelo zika virus. Serão realizados exames de potencial evocado auditivo cortical nos participantes que serão distribuídos em grupos e subgrupos de acordo com os resultados das amostras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BICAS, Rafaela Cristina da Silva. Potencial cortical auditivo de crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.