Busca avançada
Ano de início
Entree

Coencapsulação dos extratos do guaraná (Paullinia cupana) e probióticos

Processo: 16/24895-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Carmen Sílvia Fávaro Trindade
Beneficiário:Marluci Palazzolli da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/09757-3 - Encapsulação usando células como carreador: infusão de extratos vegetais, BE.EP.DR
Assunto(s):Microencapsulação   Extratos vegetais   Guaraná   Paullinia cupana   Probióticos   Compostos fenólicos

Resumo

Com uma nova perspectiva do mercado consumidor, o desenvolvimento de produtos funcionais por meio da associação de probióticos e bioativos podem potencializar os benefícios à saúde. O guaraná é um fruto da região amazônica, que apresenta uma elevada concentração de bioativos, como os compostos fenólicos e cafeína presentes nas sementes. Dessa maneira, a indústria se concentra na exploração das sementes, enquanto as cascas do fruto são descartadas ou utilizadas para finalidades pouco promissoras. Todavia, as cascas do guaraná também apresentam compostos bioativos, como os carotenoides, que assim como os compostos fenólicos apresentam capacidade antioxidante, embora por mecanismos diferentes. Esse projeto propõe: 1) avaliar o efeito de extratos obtidos das cascas e sementes do guaraná na multiplicação dos probióticos; 2) verificar o efeito da coencapsulação dos extratos do guaraná e probióticos durante a estocagem prolongada; 3) investigar a absorção dos bioativos utilizando células Caco-2; 4) aplicar os bioativos e probióticos em iogurte e investigar o possível sinergismo. Essas análises serão conduzidas com os probióticos e extratos do guaraná nas formas livres comparados aos coencapsulados. Com essa proposta pretende-se verificar se a coencapsulação por spray chilling além de protegê-los das condições adversas, pode melhorar alguns aspectos da partícula como reduzir o estresse oxidativo que é a principal causa da morte de probióticos tanto na forma livre e microencapsulada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIMA, PRISCILLA M.; RUBIO, V, FERNANDA T.; SILVA, MARLUCI P.; PINHO, LORENA S.; KASEMODEL, MARCIA G. C.; FAVARO-TRINDADE, CARMEN S.; DACANAL, GUSTAVO C. Nutritional Value and Modelling of Carotenoids Extraction from Pumpkin (Cucurbita Moschata) Peel Flour By-Product. INTERNATIONAL JOURNAL OF FOOD ENGINEERING, v. 15, n. 5-6 MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.