Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência de desempenho motor entre ambientes virtuais e reais em pessoas com Distrofia Muscular de Duchenne.

Processo: 17/24991-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Beneficiário:Carlos Bandeira de Mello Monteiro
Anfitrião: Helen Dawes
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Oxford Brookes University, Inglaterra  
Assunto(s):Terapia de exposição à realidade virtual   Atividade motora   Aprendizagem

Resumo

Distrofia muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética recessiva hereditária caracterizada pela perda de força muscular progressiva, que causa limitações nas atividades e restrições na participação. Devido ao aumento da utilização da Realidade Virtual (RV) para melhora da função motora, os conhecimentos advindos de pesquisas que comparem a melhora de desempenho em ambientes virtuais e a possível transferência para ambientes reais podem auxiliar na organização de programas terapêuticos que melhorem a independência funcional de pessoas com DMD. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho é verificar se dispositivos de interação mais abstratos (sem toque físico - mais virtual) permitem melhora de desempenho na tarefa, quando comparados com dispositivos mais concretos (com toque físico). Assim como, verificaremos se a prática de uma tarefa em ambiente abstrato permite transferência de desempenho ao realizar tarefa similar em ambiente concreto e vice versa. Para tanto, serão avaliados 120 pessoas, do sexo masculino, com idade entre 11 e 29 anos, sendo 60 do grupo experimental (GE) com DMD e 60 com desenvolvimento típico para compor o grupo controle (GC), pareado por sexo e idade com o GE. Para responder ao objetivo, serão utilizadas duas tarefas: (I) Timing coincidente e (II) Reaching bubbles com o objetivo de avaliar se tarefas com contato físico promovem melhor desempenho para pessoas com DMD e também se existe transferencia de desempenho entre os ambientes. Os resultados desta pesquisa auxiliarão no desenvolvimento de programas de reabilitação utilizando os avanços tecnológicos, não somente como facilitador de execução da tarefa, mas também como instrumento que viabilize melhoras funcionais para tarefas reais do dia a dia de pessoas com DMD.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, TALITA DIAS; RIBEIRO-PAPA, DENISE CARDOSO; COE, SHELLY; PINHEIRO MALHEIROS, SILVIA REGINA; MASSETTI, THAIS; MEIRA JUNIOR, CASSIO DE MIRANDA; NICOLAI RE, ALESSANDRO HERVALDO; COLLETT, JOHNNY; DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA; DAWES, HELEN. Evaluation of speed-accuracy trade-off in a computer task to identify motor difficulties in individuals with Duchenne Muscular Dystrophy - A cross-sectional study. RESEARCH IN DEVELOPMENTAL DISABILITIES, v. 96, JAN 2020. Citações Web of Science: 0.
DE FREITAS, BRUNA LEAL; DA SILVA, TALITA DIAS; CROCETTA, TANIA BRUSQUE; MASSETTI, THAIS; DE ARAUJO, LUCIANO VIEIRA; COE, SHELLY; DAWES, HELEN; CAROMANO, FATIMA APARECIDA; DE MELLO MONTEIRO, CARLOS BANDEIRA. Analysis of Different Device Interactions in a Virtual Reality Task in Individuals With Duchenne Muscular Dystrophy-A Randomized Controlled Trial. FRONTIERS IN NEUROLOGY, v. 10, JAN 29 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.