Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunicação estratégica de movimentos sociais na internet: estudo sobre o Facebook do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Processo: 17/21427-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Caroline Kraus Luvizotto
Beneficiário:Mariana Alarcon Datrino
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação digital   Ciberespaço   Plataformas digitais   Mídia digital   Mídias sociais   Disseminação de informação   Análise de conteúdo   Movimentos sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ciberespaço | Comunicação Estratégica | Interação | Movimentos Sociais | Mst | Comunicação Estratégica

Resumo

Atualmente, as mídias digitais são parte do cotidiano de muitas pessoas e permitem que as informações sejam mais acessíveis, rápidas e principalmente, interativas, mudando o conceito de comunicação proposto pelas velhas mídias. Desta forma, é também uma ferramenta de mobilização, passando a ser utilizada por movimentos sociais que viram nas plataformas digitais uma oportunidade de garantir maior alcance e disseminação de suas demandas e de sua agenda. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre o uso das redes sociais online, em especial do Facebook, como ferramenta de comunicação estratégica dos movimentos sociais. Especificamente, espera-se compreender como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra utiliza o Facebook, e identificar se há uma comunicação estratégica que otimize o trabalho realizado fora do ciberespaço por meio da análise de conteúdo dos posts compartilhados e produzidos, das reações e comentários dos públicos. Através deste estudo pretende-se, também, ser capaz de tornar as ferramentas e ações mais efetivas e, até mesmo, propor possíveis transformações para garantir uma melhoria que esteja minuciosamente alinhada aos objetivos do MST por meio de estratégias de relacionamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)