Busca avançada
Ano de início
Entree

Ficção científica e ensino de física

Processo: 17/25359-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Beneficiário:Rafael Do Nascimento Sorensen
Instituição-sede: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Campus Caraguatatuba. Caraguatatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de física   Material didático   Ficção científica   Livros   Filmes

Resumo

Este projeto tem por finalidade pesquisar e analisar o uso de filmes e livros de ficção científica como ferramentas para o ensino de ciências, com ênfase na física. Serão avaliadas diferentes possibilidades de inserção da ficção científica como motivação por temas científicos, bem como para a estruturação de roteiros didáticos, planos de aula e práticas pedagógicas, abordando conteúdos relacionados tanto à física básica, quanto à física moderna e contemporânea, que estão presentes no currículo das escolas de ensino médio e em disciplinas de cursos superiores nas áreas das ciências naturais. Inicialmente será feito um extenso apanhado a respeito de pesquisas já realizadas sobre este tema tanto no Brasil quanto em países estrangeiros, de modo a estruturar uma ideia concreta a respeito do "estado atual da arte" a este respeito. As obras de ficção científica serão escolhidas tendo em vista a potencialidade de utilização para auxiliar no ensino de física. Por meio delas, serão elaboradas propostas educacionais concretas para divulgação e educação científica, tendo em vista também a possibilidade de incentivar jovens talentos para carreiras científicas. Os roteiros educacionais elaborados serão analisados a partir de seus resultados e serão disponibilizados de modo aberto para os interessados por meio da internet. (AU)