Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel dos segundos mensageiros nas vias de sinalização envolvidas na interação de Trypanosoma cruzi e matriz extracelular

Processo: 18/03727-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Maria Julia Manso Alves
Beneficiário:Nubia Carolina Manchola Varón
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Trypanosoma cruzi   Transdução de sinais   Proteômica   Matriz extracelular   Enzimas   3',5'-AMP cíclico fosfodiesterases   Cálcio

Resumo

Modificações pós-traducionais por fosforilação e S-nitrosilação, foram detectadas por análise proteômica em várias enzimas chave de processos de sinalização celular no parasita, quando este entra em contato com ECM. Algumas destas proteínas estariam participando em processos de sinalização mediados por cAMP, cGMP e cálcio, tais como a cAMP fosfodiesterase (PDE) e a calmodulina. Este projeto tem como objetivo validar os dados obtidos pela análise proteômica e estudar se há uma relação entre a presença ou ausência de cálcio e a aparição de algumas destas modificações ao contato com ECM. As mudanças no perfil de movimentação de cálcio serão monitoradas usando o fluorôforo Fluo-4, na presença de ECM e de BAPTA/AM (um quelante de cálcio). A sinalização desencadeada será acompanhada pela quantificação do cAMP e cGMP produzidos nas diferentes condições. Faremos comparações entre as mudanças nos perfis de modificações por fosforilação e S-nitrosilação entre os parasitas incubados com ECM e BAPTA/AM, verificando se estas modificações estão presentes ou ausentes em proteínas de interesse de algumas vias de sinalização relacionadas tais como PKA e MAPK, as quais poderão ser verificadas com anticorpos específicos para fosforilação, ou imuno-precipitadas e analisadas para S-nitrosilação e fosforilação. As atividades enzimáticas da nitrato sintase uma enzima envolvida na produção de oxido nítrico no parasita e da PDE, uma enzima regulatória dos níveis intracelulares de cAMP, serão avaliadas a partir de extratos totais de parasitas previamente incubados com ECM. Pretende-se com este projeto ampliar o conhecimento sob os processos de sinalização que ocorrem entre as formas tripomastigotas e a ECM, interação determinante para a internalização do T. cruzi nas células. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATTOS, ELICIANE C.; CANUTO, GISELE; MANCHOLA, NUBIA C.; MAGALHAES, RUBENS D. M.; CROZIER, THOMAS W. M.; LAMONT, DOUGLAS J.; TAVARES, MARINA F. M.; COLLI, WALTER; FERGUSON, MICHAEL A. J.; ALVES, MARIA JULIA M. Reprogramming of Trypanosoma cruzi metabolism triggered by parasite interaction with the host cell extracellular matrix. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 13, n. 2 FEB 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.