Busca avançada
Ano de início
Entree

Mapeamento de Alcaloides em Rãs de Veneno da Família Dendrobatidae através de Imageamento por Espectrometria de Massa com Ionização de Dessorção por Eletrospray (DESI-MSI)

Processo: 18/03577-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de julho de 2018
Vigência (Término): 18 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Taran Grant
Beneficiário:Adriana Moriguchi Jeckel
Supervisor no Exterior: Demian Rocha Ifa
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : York University, Canadá  
Vinculado à bolsa:16/09999-9 - Eficiência dè sequestro, metabolismo e excreção dè alcalóides Èm RAS dè veneno e seus parentes quê não sequestram, BP.DR
Assunto(s):Dendrobatidae

Resumo

Diversas linhagens de anuros evoluíram independentemente a habilidade de sequestrar alcaloides da dieta. Até hoje, existem mais de 1400 alcaloides de 24 classes diferentes descritos para rãs de veneno, porém, existem pouquíssimas informações sobre o mecanismo de sequestro desses compostos dos artrópodes que contem alcaloides. Animais que tem a capacidade de sequestrar devem apresentar mecanismos para evitar autointoxicação, tais como biomodificação de compostos de modo a facilitar excreção ou para armazenamento de metabólitos não tóxicos. O mapeamento dos alcaloides presentes no corpo desses anfíbios irá ajudar a elucidar o caminho e os órgãos e/ou tecidos que participam do mecanismo de sequestro dos alcaloides e seu metabolismo. DESI-IMS é uma técnica adequada para esse tipo de mapeamento, já que ioniza os compostos diretamente no tecido da amostra em condições ambiente e a amostra precisa de pouco tratamento pré-análise, permitindo melhor detecção de moléculas pequenas, como alcaloides lipofílicos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JECKEL, ADRIANA M.; MATSUMURA, KUNIHIRO; NISHIKAWA, KEISUKE; MORIMOTO, YOSHIKI; SAPORITO, RALPH A.; GRANT, TARAN; IFA, DEMIAN R. Use of whole-body cryosectioning and desorption electrospray ionization mass spectrometry imaging to visualize alkaloid distribution in poison frogs. Journal of Mass Spectrometry, v. 55, n. 6 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.