Busca avançada
Ano de início
Entree

Empresários do setor de imigração: engajadores e colonizadores no processo de colonização/imigração no Brasil (1850-1914)

Processo: 18/00335-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Oswaldo Mario Serra Truzzi
Beneficiário:Patricia Bosenbecker
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Imigração   Colonização   Empreendedorismo   Século XIX   Brasil

Resumo

Empresários de origem estrangeira ou brasileira que se especializaram no agenciamento e transporte de imigrantes, bem como os colonizadores, tornaram-se empresários do setor da imigração e contribuíram sensivelmente para o desenvolvimento de vários setores da economia nacional, bem como lucravam com seus próprios interesses e empreendimentos, colônias ou fábricas, e tem papel como uma categoria específica ainda pouco discutida na história da imigração de europeus para o Brasil. Assim, buscando entender o papel desses empresários do setor da imigração na história brasileira, propomos investigar o perfil, os campos de atuação e as principais configurações desses indivíduos em termos econômicos, refletindo sobre sua abrangência e influência sócio-política em âmbito nacional. Para tanto, pretendemos, na primeira fase do projeto, elaborar um banco de dados com empresários de pequeno, médio e grande porte que construíram empresas no Brasil e trabalharam em uma ou mais etapas (recrutamento, transporte, alojamento e instalação de grupos imigrantes no Brasil) do processo de colonização/imigração no período de 1850 até a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Na segunda fase do projeto, buscamos avaliar de forma mais detalhada três indivíduos que integrem o conjunto de grandes empresários do setor, discutindo os seus papéis no processo de colonização e as suas interconexões com as redes nacionais e internacionais de empresários desse setor. (AU)