Busca avançada
Ano de início
Entree

Padrões biogeográficos e diversificação de Polypedilum Kieffer (Diptera: Chironomidae) na América do Sul: implicações no gradiente latitudinal de diversidade em um gênero megadiverso

Processo: 18/01507-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Silvio Shigueo Nihei
Beneficiário:Fabio Laurindo da Silva
Supervisor no Exterior: Torbjorn Ekrem
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Norwegian University of Science and Technology (NTNU), Noruega  
Vinculado à bolsa:16/07039-8 - Padrões biogeográficos e diversificação de Polypedilum Kieffer (Diptera: Chironomidae) na América do Sul: implicações no gradiente latitudinal de diversidade em um gênero megadiverso, BP.PD
Assunto(s):Biodiversidade   Biogeografia   Filogeografia   Especiação genética   Insetos aquáticos

Resumo

Há mais de um século, o aumento global da riqueza específica em direção ao equador tem despertado interesse em biogeógrafos, que buscam entender o porquê da maioria dos grupos de organismos possuírem mais espécies nos trópicos em relação às regiões temperadas do globo. Embora numerosas hipóteses tenham sido propostas para elucidar esse padrão, comumente chamado de gradiente latitudinal de diversidade, o número de espécies em um determinado clado e região pode ser, em geral, explicado por quatro componentes: (i) o tempo a partir do qual o clado colonizou a região, (ii) as taxas de especiação, (iii) as taxas de extinção e (iv) os processos biogeográficos, tais como dispersão (imigração de novas linhagens) ou vicariância (isolamento geográfico). O objetivo principal do estudo pós-doutorado em curso associado a este projeto de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE-PD) é compreender como o gradiente da diversidade latitudinal é impulsionado pela contribuição conjunta dos processos de diversificação, dispersão e vicariância. A pesquisa proposta a ser realizada na Norwegian University of Science and Technology aumentará o conhecimento do candidato, mantendo-o em contato com o grupo de pesquisa liderado pelo Dr. Torbjørn Ekrem. Durante esta estadia, o candidato interagirá de perto com pesquisadores especializados em questões centrais sobre a origem e a organização da biodiversidade, o que deverá melhorar significativamente os resultados do proposto estudo de pós-doutorado associado e acelerar o desenvolvimento profissional do candidato. (AU)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
STUR, ELISABETH; DA SILVA, FABIO LAURINDO; EKREM, TORBJORN. Back from the Past: DNA Barcodes and Morphology Support Ablabesmyia americana Fittkau as a Valid Species (Diptera: Chironomidae). DIVERSITY-BASEL, v. 11, n. 9 SEP 2019. Citações Web of Science: 0.
DE VASCONCELOS NASCIMENTO, CARLOS HENRIQUE; PEREIRA-SILVA, RAFAEL; ARRUDA DOS SANTOS, IRIS GABRIELLY; RODRIGUES, GILBERTO GONCALVES; DA SILVA, FABIO LAURINDO. Chironomidae (Insecta: Diptera) from four protected areas in the state of Pernambuco, Brazil. Aquatic Insects, v. 40, n. 2, p. 146-172, APR 3 2019. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA, FABIO LAURINDO; SONG, CHAO. Oleia fieldsi sp n., a new Orthocladiinae (Diptera: Chironomidae) species from the Brazilian Atlantic rainforest. Zootaxa, v. 4526, n. 1, p. 96-100, NOV 28 2018. Citações Web of Science: 1.
TRIVINHO-STRIXINO, SUSANA; DA SILVA, FABIO LAURINDO. Chironomus rishii sp n., an enigmatic non-biting midge (Diptera: Chironomidae: Chironominae) from Neotropical region. Zootaxa, v. 4504, n. 3, p. 439-446, OCT 25 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.