Busca avançada
Ano de início
Entree

Paper-spray em espectrometria de massas como uma ferramenta para detecção de doping

Processo: 18/05993-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Helena Redigolo Pezza
Beneficiário:Eduardo Luiz Rossini
Supervisor no Exterior: Abraham Badu-Tawiah
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : Ohio State University, Columbus, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/20847-6 - Desenvolvimento de dispositivo analítico microfluídico em papel para análises de interesse clínico com detecção por fluorescência, BP.DR
Assunto(s):Microfabricação   Papel   Doping nos esportes

Resumo

O papel tem sido utilizado com sucesso em determinações analíticas nas últimas décadas; é uma matéria-prima barata, disponível, biocompatível e renovável. O papel tem diferentes aplicações, como cromatografia em papel, fita-reagente, ensaio de fluxo lateral, eletroforese, análise em fluxo e espectrometria de massa. Paper-spray em espectroscopia de massas (PS-MS) é um método de ionização ambiente que combina as vantagens da plataforma de papel com a confiabilidade da análise de MS, reduzindo o consumo de tempo, reagente e solvente orgânico. O uso de substâncias ilícitas para melhorar o desempenho de atletas no esporte é proibido e considerado doping. O teste antidoping é aplicado nos Jogos Olímpicos desde a edição de 1968, e vários compostos, como esteroides anabolizantes, diuréticos, estimulantes e narcóticos são determinados em biofluídos por este teste. Portanto, parece ser necessário desenvolver um método utilizando PS-MS que seja rápido, robusto, confiável, eficiente e sem preparação de amostras para determinação de substâncias ilícitas em biofluídos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSINI, EDUARDO LUIZ; KULYK, DMYTRO S.; ANSU-GYEABOURH, EMELIA; SAHRAEIAN, TAGHI; PEZZA, HELENA REDIGOLO; BADU-TAWIAH, ABRAHAM K. Direct Analysis of Doping Agents in Raw Urine Using Hydrophobic Paper Spray Mass Spectrometry. JOURNAL OF THE AMERICAN SOCIETY FOR MASS SPECTROMETRY, v. 31, n. 6, p. 1212-1222, JUN 3 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.