Busca avançada
Ano de início
Entree

Moduladores ecológicos e evolutivos da limitação polínica em uma rede trófica da uma ilha do Mediterrâneo

Processo: 18/02996-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Marlies Sazima
Beneficiário:Pedro Joaquim Bergamo
Supervisor no Exterior: Anna Traveset
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat de les Illes Balears (UIB), Espanha  
Vinculado à bolsa:16/06434-0 - Interações planta-polinizador em comunidades e a estruturação de atributos funcionais e do sucesso reprodutivo, BP.DR
Assunto(s):Animais herbívoros   Ecologia de comunidades   Polinização   Biologia reprodutiva

Resumo

Limitação polínica da reprodução vegetal ocorre quando há redução da formação de sementes devido a limitação na quantidade e/ou qualidade da polinização. Estudos no nível da comunidade, apesar de raros, são uma abordagem promissora para identificar moduladores ecológicos e evolutivos da limitação polínica. Além disso, cada espécie vegetal em uma comunidade pode modificar o serviço de polinização de polinizadores compartilhados com outras espécies de planta, influenciando a limitação polínica. Esse contexto da comunidade no qual plantas estão interagindo pode ser quantificado por meio de métricas de redes de polinização no nível da espécie. Como as plantas também engajam em outras interações que influenciam seu sucesso reprodutivo, como a herbivoria, outros tipos de redes podem revelar estes moduladores da limitação polínica. As ilhas do Mediterrâneo apresentam uma alta diversidade de plantas e polinizadores, e as plantas exibem diversas estratégias reprodutivas, representando um ecossistema adequado para abordagens no nível da comunidade. Neste sentido, este projeto tem como objetivo investigar moduladores ecológicos e evolutivos da limitação polínica em uma rede trófica de uma ilha do Mediterrâneo. Em campo, iremos conduzir experimentos de limitação polínica e amostragem de interações das plantas com polinizadores e herbívoros. Depois, iremos relacionar a magnitude da limitação polínica com diversos preditores (atributos florais, dependência dos polinizadores na reprodução, especialização na polinização). Por fim, avaliaremos como os papéis das plantas nas redes de polinização e herbivoria estão associados com a limitação polínica, aferindo se plantas com maiores níveis de herbivoria tem mais limitação polínica devido a menor atratividade aos polinizadores. Este estudo é um complemento do projeto de doutorado em andamento, investigando como o contexto da comunidade influencia o sucesso reprodutivo das plantas. Portanto, esperamos que este estudo contribua para o conhecimento da dinâmica da polinização no nível da comunidade.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BERGAMO, PEDRO J.; STREHER, NATHALIA SUSIN; TRAVESET, ANNA; WOLOWSKI, MARINA; SAZIMA, MARLIES. Pollination outcomes reveal negative density-dependence coupled with interspecific facilitation among plants. ECOLOGY LETTERS, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.