Busca avançada
Ano de início
Entree

O que está acontecendo na rua? Cinco ensaios sobre ação coletiva e subjetividade

Processo: 18/01064-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 09 de agosto de 2018
Vigência (Término): 08 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Silvio Yasui
Beneficiário:André Luis Leite de Figueirêdo Sales
Supervisor no Exterior: James M. Jasper
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Local de pesquisa : City University of New York (CUNY), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/26241-0 - Entre a militância e o ativismo: um estudo teórico sobre as diferentes estratégias de engajamento dos sujeitos em movimentos sociais e dos movimentos sociais nos sujeitos., BP.DR
Assunto(s):Subjetividade   Movimentos sociais   Arqueologia   Ação coletiva

Resumo

Desde Junho de 2013, mudanças cruciais nos modos de apresentação das ações coletivas brasileiras para contestar normas vigente têm acontecido. Escrutinando os sentidos contidos nas palavras militância e ativismo, essa pesquisa tem explorado a hipótese de que essas palavaras nomeiam duas metodologias distintas para agrupar e organizar pessoas em ações coletivas e em movimentos sociais. O objetivo geral da pesquisa é: explicitar as diferenças entre essas metodologias e debater os modos de produção de subjetividade de militantes e ativistas usando o referencial teórico da Psicologia Social Institucionalista. Os resultados obtidos através etapa anterior coleta de dados realizada na Universidade da Cidade de Nova Iorque (CUNY) fizeram necessário um retorno a cidade de Nova Iorque com o intuito de: a) coletar e revisar estudos e teorias da Sociologia Norte Americana sobre a dimensão micro estrutural da ação coletiva e dos movimentos sociais; b) escrutinar documentos, arquivos e textos sobre movimentos sociais radicais ocorridos durante o século vinte afim de explicitar a influência de ideas anarquistas e socialistas sobre ativistas e militantes, respectivamente; c) estudar o modelo desenvolvido pela profesora Anna Stetsenko para estudo e compreensão da imaginação política, utopia, ação coletiva e ativismo. O estágio durará seis meses, acontecerá sob a supervisão do Professor James Jasper no Programa de Pós Graduação em Sociologia da CUNY e consiste na última etapa de coleta de dados prevista para a finalização do projeto de doutorado financiado pela FAPESP.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES, ANDRE LUIS LEITE DE FIGUEIREDO; VIANNA, EDUARDO; FONTES, FLAVIO FERNANDES; YASUI, SILVIO. Prefigurative Brazilian ativismo through the lens of the transformative activist stance: renewing radical political imagination through ``collectividual{''} agency. MIND CULTURE AND ACTIVITY, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.