Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da proliferação de células-tronco e precursores neuronais cerebelares estimulada por SHH em camundongo mutante para NADPH oxidase 3 (NOX3)

Processo: 18/05635-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Marimélia Aparecida Porcionatto
Beneficiário:Sarah Gabrielle Ocanha
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):NADPH oxidase   Neurobiologia   Cerebelo

Resumo

O camundongo Nox3eqlb é uma linhagem mutante com fenótipo de falta de coordenação motora e equilíbrio selecionado por um projeto de mutagênese por ENU (etilnitroso-ureia). Este camundongo apresenta aumento na proliferação de progenitores de células granulares durante o desenvolvimento pós-natal (até 15 dias de idade), bem como uma camada de células de Purkinje desorganizada. Recentemente, nosso laboratório identificou a mutação causadora do fenótipo como uma transversão A>T na posição 190 (sequência transcrita) no gene Nox3. NOX3 é membro da família das NADPH oxidases, proteínas transmembrana que produzem espécies reativas de oxigênio (EROs). As EROs produzidas pelas NOX podem modular a sinalização celular em diversos processos fisiológicos incluindo proliferação e migração. Sabe-se que durante o desenvolvimento do cerebelo o mitógeno Sonic hedgehog (Shh) tem um papel fundamental na proliferação de progenitores neuronais. Nós observamos anteriormente que o tratamento com um inibidor de NOX, apocinina, causou diminuição da proliferação dos progenitores de células granulares (PCGs) nos camundongos Nox3eqlb, e também alterou a expressão de Gli1, 2 e 3, fatores de transcrição, e Ciclina D1, alvo da via de Shh. Mediante a isso, o nosso objetivo é investigar a participação de NOX e ERO na via de sinalização Shh no controle da proliferação dos PCGs e CTNCer.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAZZONETTO, P. C.; ARIZA, C. B.; OCANHA, S. G.; DE SOUZ, T. A.; KO, G. M.; MENCK, C. F. M.; MASSIRONI, S. M. G.; PORCIONATTO, M. A. Mutation in NADPH oxidase 3 (NOX3) impairs SHH signaling and increases cerebellar neural stem/progenitor cell proliferation. BIOCHIMICA ET BIOPHYSICA ACTA-MOLECULAR BASIS OF DISEASE, v. 1865, n. 6, p. 1502-1515, JUN 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.