Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de estratégias OSMAC e culturas mistas para a diversificação do metabolismo secundário de Streptomyces albaxialis ICBG1318

Processo: 18/07153-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Mônica Tallarico Pupo
Beneficiário:Vitor Bruno Lourenzon
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Produtos naturais   Melipona scutellaris   Micro-organismos

Resumo

Os produtos naturais desempenham um papel relevante na descoberta de compostos bioativos, auxiliando e inspirando o desenvolvimento de novos fármacos. Neste contexto, os micro-organismos possuem notável contribuição, visto que grande parte dos compostos bioativos são biossintetizados por eles. Sabe-se que os insetos sociais estão susceptíveis a uma alta pressão parasitária, vivem em alta densidade populacional, condições de clima quente e úmido e ainda no caso das abelhas elas mantêm sua fonte de alimento dentro das colônias. Assim durante a evolução dos insetos, estes se associaram a micro-organismos capazes de produzir produtos naturais antimicrobianos para proteção contra patógenos. Com base nessas informações, o presente trabalho visa o estudo químico e biológico da actinobactéria Streptomyces albiaxialis ICBG 1318 isolada da abelha sem ferrão Melipona scutellaris. Em trabalhos prévios do nosso grupo de pesquisa, o extrato em acetato de etila da actinobactéria S. albiaxialis ICBG 1318 apresentou excelente inibição contra o parasita Leishmania donovani e também contra a bactéria entomopatogênica Paenibacillus larvae. Desse extrato, foram isolados dois compostos que estão em etapa de elucidação estrutural. Assim, essa actinobactéria será submetida a diversas condições de cultivo, com o objetivo de analisar a variação na produção de metabólitos secundários bioativos, além de testá-los contra patógenos humanos e fungos entomopatogênicos como a Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUEZ-HERNANDEZ, DIEGO; MELO, WEILAN G. P.; MENEGATTI, CARLA; LOURENZON, VITOR B.; DO NASCIMENTO, FABIO S.; PUPO, MONICA T. Actinobacteria associated with stingless bees biosynthesize bioactive polyketides against bacterial pathogens. NEW JOURNAL OF CHEMISTRY, v. 43, n. 25, p. 10109-10117, JUL 7 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.