Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização microestrutural de misturas de NbC e aço ferramenta (S290) sinterizados pela técnica de Spark Plasma Sintering (SPS)

Processo: 18/04822-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Izabel Fernanda Machado
Beneficiário:Giovana Paleari Cassini
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tribologia   Caracterização microestrutural   Aço ferramenta   Microdureza   Sinterização   Microscopia eletrônica de varredura   Espectroscopia Raman

Resumo

Este projeto de iniciação científica objetiva caracterizar a microestrutura de misturas de NbC e aço ferramenta (S290) consolidadas pela técnica de Spark Plasma Sintering (SPS). O aço S290, em particular, apresenta elevadas frações de elementos de liga. Resultados anteriores, utilizando diferentes frações de NbC e S290 apresentaram uma densificação baixa (máxima de 84%) utilizando a técnica de SPS. No entanto, análises e estudos posteriores de caracterização mostraram que as melhorias de processos de mistura poderiam melhorar a densificação. Isto estabelecido, são propostas misturas de NbC e aço S290 e, parâmetros de sinterização neste projeto de iniciação que propiciem densificação adequada. Neste projeto de iniciação são apresentadas metodologias de preparação de misturas, que são consolidadas utilizando a técnica de SPS. As amostras produzidas serão caracterizadas do ponto de vista microestrutural, mecânico e tribológico. A caracterização é feita com técnicas como microscopia eletrônica de varredura, espectroscopia Raman e microdureza. Esses materiais têm potencial aplicação como ferramentas de conformação. A proponente, aluna Giovana Paleari Cassini cursa o terceiro ano de Engenharia de Materiais no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da USP.