Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da filosofia "quality by design" no desenvolvimento do processo produtivo da enzima quimioterápica L-asparaginase

Processo: 18/03734-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química
Pesquisador responsável:Adalberto Pessoa Junior
Beneficiário:Francisco Vitor Santos da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08617-7 - Produção de L-asparaginase extracelular: da bioprospecção à engenharia de um biofármaco antileucêmico, AP.TEM
Assunto(s):Controle da qualidade   Modelos matemáticos   Quality by design   Quimioterapia   L-asparaginase

Resumo

A leucemia linfoide aguda (LLA) é a forma mais comum de neoplasia linfocitária maligna infantil no Brasil e a L-Asparaginase (ASNase), responsável por elevar índice de remissão de 30% para mais de 80%, é atualmente importada pela União à altos custos, o que torna evidente a necessidade de sua fabricação nacional. Guiado pelos princípios de "Quality by Design" (QbD), o presente projeto visa propor um processo produtivo para ASNase resistente à proteólise e de baixa atividade glutaminásica (EcA II*) uma vez que a filosofia QbD, desde 2004 popularizada pelo FDA, é hoje reconhecida como uma das melhores estratégias para guiar o desenvolvimento de produtos biossimilares. Este projeto será realizado no âmbito do projeto temático da FAPESP "Produção de L-Asparaginase extracelular: da bioprospecção à engenharia de um biofármaco antileucêmico" (n°: 2013/08617-7) em cooperação com o Professor Brahim Benyahia (Loughborough University, Reino Unido) e será dividido em três etapas: 1) definição do produto com base em análises de risco; 2) desenvolvimento de um processo produtivo robusto com base em "Design of Experiments" (DoE) e modelos ab initio; 3) proposição de uma estratégia de controle com foco em garantia de qualidade. Espera-se que este projeto sirva como base para o futuro processo produtivo cuja encomenda tecnológica está atualmente em elaboração pelo Ministério da Saúde e resulte na ampla disseminação da filosofia QbD na indústria farmacêutica brasileira.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUMANO, LARISSA PEREIRA; SANTOS DA SILVA, FRANCISCO VITOR; COSTA-SILVA, TALES ALEXANDRE; APOLINARIO, ALEXSANDRA CONCEICAO; PICADO MADALENA SANTOS, JOAO HENRIQUE; KLEINGESINDS, EDUARDO KREBS; MONTEIRO, GISELE; RANGEL-YAGUI, CARLOTA DE OLIVEIRA; BENYAHIA, BRAHIM; PESSOA JUNIOR, ADALBERTO. Development of L-Asparaginase Biobetters: Current Research Status and Review of the Desirable Quality Profiles. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY, v. 6, JAN 10 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.