Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização e viabilidade econômica do processo de Produção de L-asparaginase recombinante para aplicação farmacêutica

Processo: 17/21819-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Adalberto Pessoa Junior
Beneficiário:Larissa Pereira Brumano
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08617-7 - Produção de L-asparaginase extracelular: da bioprospecção à engenharia de um biofármaco antileucêmico, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/03981-9 - Avaliação das alterações fisiológicas durante a produção e extração de L-asparaginase e viabilidade econômica do processo para aplicação farmacêutica, BE.EP.PD
Assunto(s):Bioprocessos   Biotecnologia   Escherichia coli

Resumo

A L-asparaginase (ASNase) é um importante biofármaco utilizado no tratamento de neoplasias do sistema linfático, principalmente a leucemia linfoide aguda. No Brasil este medicamento é fornecido pelo SUS, entretanto o País ainda não possui a tecnologia de produção, sendo totalmente dependente da oferta de empresas internacionais. A crise de desabastecimento da ASNase é discutida desde 2011, mas se agravou recentemente em função de questionamentos sobre o processo de compra e a qualidade da ASNase fornecida. Atualmente sua aquisição é tema de debate entre a sociedade, médicos, acadêmicos e governo, evidenciando a urgência da autonomia do Brasil na produção da ASNase para aplicação farmacêutica. O presente projeto é parte do Projeto Temático Fapesp 2013/08617-7 e busca contribuir para o desenvolvimento de um processo industrialmente viável para produção biotecnológica da ASNase. Para tanto, será utilizada a bactéria E. coli BL21(DE3) capaz de superexpressar uma ASNase resistente a proteases plasmáticas, obtida no âmbito do Projeto Temático. Serão estudados a otimização dos parâmetros nutricionais e operacionais do processo fermentativo, o cultivo de alta densidade celular por meio de processo descontinuo alimentado e a melhor estratégia de purificação, afim de se obter alta produtividade de ASNase. Também serão estudadas as alterações a nível de membrana e pH intracelular durante o processo de produção (buscando compreender mais profundamente os mecanismos de exportação da enzima e a influência das condições de cultivo na fisiologia celular) e a viabilidade técnico-econômica do processo a partir dos resultados experimentais de otimização do cultivo e purificação da enzima. Essas duas últimas etapas serão realizadas em colaboração com a Profa. Dra. Solange Mussatto na Technical University of Denmark. Com este projeto espera-se obter resultados fundamentais para o estabelecimento do processo e sua viabilidade, que contribuirão para o desenvolvimento e implementação de uma nova tecnologia, gerando importantes conhecimentos na área, considerando-se a relevância e a atualidade do tema.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUMANO, LARISSA PEREIRA; SANTOS DA SILVA, FRANCISCO VITOR; COSTA-SILVA, TALES ALEXANDRE; APOLINARIO, ALEXSANDRA CONCEICAO; PICADO MADALENA SANTOS, JOAO HENRIQUE; KLEINGESINDS, EDUARDO KREBS; MONTEIRO, GISELE; RANGEL-YAGUI, CARLOTA DE OLIVEIRA; BENYAHIA, BRAHIM; PESSOA JUNIOR, ADALBERTO. Development of L-Asparaginase Biobetters: Current Research Status and Review of the Desirable Quality Profiles. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY, v. 6, JAN 10 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.