Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento e aplicação do novo dispositivo SPME - "Coated Blade Spray"

Processo: 18/03956-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 09 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Emanuel Carrilho
Beneficiário:Vinicius Ricardo Acquaro Junior
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50867-3 - INCT 2014: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica, AP.TEM
Assunto(s):Espectrometria de massas   Métodos bioanalíticos   Meio ambiente   Métodos analíticos de preparação de amostras

Resumo

A espectrometria de massas por ionização ambiente é uma técnica que permite a análise direta de amostras com pouca ou sem preparo de amostra. A partir de combinações de diferentes tipos de sistemas de introdução de amostra e métodos de ionização, diversas técnicas inovadoras foram desenvolvidas ao longo da última década. Assim podemos destacar a técnicas de "Coated Blade Spray" (CBS) sendo como uma das mais abrangentes tecnologias que foi desenvolvida com o compromisso entre o preparo de amostra e o acoplamento direto no espectrômetro de massas. Por apresentar uma grande área superficial disponível para extração, é facilmente possível atingir limites de quantificação em partes por bilhão ou até mesmo por trilhão com rápidos tempos de extração e pequenos volumes amostrais. Portanto, este projeto visa implementar a técnica CBS no Brasil a partir de seu desenvolvimento e diferentes aplicações prática, demonstrando que é uma tecnologia adequada para análises rápidas e confiáveis. A grande potencialidade da técnica será comprovada a partir de três aplicações em diferentes áreas de estudo. Portanto, será desenvolvido um método para análise de pesticidas em amostra de suco de frutas, representando a área alimentícia. Na área do meio ambiente será desenvolvido um o método CBS sendo aplicado em análises de antibióticos em água potável. Por fim, o método CBS será aplicado na área bioanalítica na determinação de canabinóides em amostras de plasma. Todos os métodos serão validados em consonância com diretrizes nacionais (ANVISA) e internacionais (FDA).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ACQUARO JUNIOR, VINICIUS RICARDO; RODRIGUES, JULIA PEREIRA; BERALDO MORAES, LUIZ ALBERTO. Solid phase microextraction as a powerful alternative for screening of secondary metabolites in actinomycetes. Journal of Mass Spectrometry, OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.