Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da prevalência de mutações de resistência ao Sofosbuvir na região NS5B do Vírus da Hepatite C genótipo 1B (HCV G1b)

Processo: 18/05975-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:Paula Rahal
Beneficiário:Bárbara Floriano Molina
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Hepatite C   Sofosbuvir   Virologia

Resumo

A hepatite C é uma doença infecciosa que acomete o fígado podendo levar à cirrose, hepatocarcinoma e à morte. O agente causador é o Vírus da Hepatite C (HCV), um vírus de RNA fita simples e polaridade positiva pertencente à família Flaviviridae. Devido à sua alta taxa de mutação, aliada à grande produção diária de vírions e à ausência de atividade corretiva da polimerase viral NS5B, o HCV é dividido em 7 genótipos diferentes. Em 2012, foram lançados no Brasil os primeiros Antivirais de Ação Direta (DAAs) Boceprevir e Telaprevir (inibidores do complexo NS3/NS4A) e em 2015 foi aprovado o uso da segunda geração dos DAAs, composta pelo Sofosbuvir, Daclatasvir e Simeprevir, que inibem, respectivamente, as proteínas NS5B, NS5A e NS3/NS4A. Os tratamentos com antivirais de ação direta mostraram maior resposta virológica sustentada (RVS) e menos efeitos colaterais quando comparados aos tratamentos prévios baseados em Interferon peguilado e Ribavirina. Apesar disso, a alta variabilidade genética do HCV permite o surgimento de mutações pontuais no genoma viral, e em alguns casos essas mutações podem estar relacionadas com a aquisição de resistência aos antivirais e evasão ao tratamento. Desta forma, esse estudo visa analisar, em pacientes infectados pelo HCV genótipo 1b e que serão submetidos ao tratamento com Sofosbuvir, a prevalência de mutações associadas à resistência na polimerase NS5B.