Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do desgaste fisiológico da camada de caracterização aplicada sobre cerâmicas odontológicas

Processo: 18/04454-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bottino
Beneficiário:Jefferson David Melo de Matos
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária   Desgaste de restauração dentária   Porcelana dentária

Resumo

Objetivo: Avaliar o comportamento da camada de caracterização sobre zircônia de alta translucidez (YZHT), silicato de lítio reforçado por zircônia (ZLS) e cerâmica feldspática (FD) frente a simulação de desgaste fisiológico com diferentes antagonistas. Metodologia: Serão obtidos 120 discos (14 mm de diâmetro, 1,2 mm de espessura) cerâmicos, sendo 30 de YZHT ou FD, e 60 de ZLS, através do corte de blocos para CAD/CAM utilizando máquina de corte com disco diamantado sob refrigeração constante. Após o polimento das amostras com lixas d'água de granulação até 600 em politriz automática, também sob irrigação constante, todas as amostras serão limpas em banho ultrassônico com álcool isopropílico por 5 minutos. As amostras de YZHT serão sinterizadas antes de receberem a camada de caracterização. A cristalização das amostras de ZLS será realizada juntamente com a sinterização da caracterização (subgrupo "1", sinterização/caracterização em passo único), ou antes da caracterização (subgrupo "2", sinterização/caracterização em duas etapas). A caracterização será aplicada sobre as amostras de acordo com as instruções do fabricante e todas as amostras receberão aplicação de glaze e devida queima. Os espécimes serão submetidos a simulação do desgaste fisiológico com aplicadores usinados de esteatita, cerâmica híbrida ou zircônia (n=10). Os parâmetros de rugosidade de altura, espaçamento e híbrido serão analisados antes e após a simulação de desgaste fisiológico. Em seguida, as amostras serão testadas quanto a resistência à flexão biaxial (ISO 6872:2008). Os valores de resistência à flexão e rugosidade serão analisados estatisticamente. Os dados serão discutidos frente à literatura pertinente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATOS, Jefferson David Melo de. Avaliação do desgaste fisiológico da camada de caracterização aplicada sobre cerâmicas odontológicas. 2020. 105 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Instituto de Ciência e Tecnologia (Campus de São José dos Campos)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.