Busca avançada
Ano de início
Entree

Incremento da atividade anti-helmíntica da Ivermectina pela ação sinérgica de compostos fitoquímicos em Haemonchus contortus

Processo: 18/02423-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Helder Louvandini
Beneficiário:Poliana Araújo Pacheco
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Parasitologia veterinária   Sustentabilidade   Óleos essenciais   Verminoses
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:óleos essenciais | Sustentabilidade | verminose | Parasitologia Veterinária

Resumo

O nematoide gastrintestinal de ovinos, Haemonchus contortus tem apresentado resistência a diversos princípios ativos, entre eles a Ivermectina, anti-helmíntico com resistência anti-helmíntica constatada, mas amplamente utilizado para tratamento e controle de nematoides gastrintestinais em ovinos. Alguns mecanismos de resistência à ivermectina foram elucidados e a participação da glicoproteína P é cotada como principal envolvida no desenvolvimento da resistência. A utilização de associações entre medicamentos e compostos fitoquímicos e/ou óleos essenciais tem demonstrado possibilidades promissoras de potencialização da atividade farmacológica ao passo que reduz doses e efeitos adversos. Os óleos essenciais e compostos fenólicos podem agir como moduladores da atividade da glicoproteína P. A identificação de um modulador efetivo dentre os compostos fitoquímicos seria uma alternativa ao uso de outros fármacos inibidores sabidamente tóxicos como verapamil e ciclosporina. O objetivo deste trabalho é avaliar e comparar a atividade anti-helmíntica da Ivermectina sob H. contortus cepa resistente e sensível isoladamente, e verificar o potencial de ação de óleos essenciais e compostos fitoquímicos associados a Ivermectina sobre os mecanismos de resistência do parasita através de testes in vitro. A atividade anti-helmíntica será avaliada por comparação entre CL50 de cada associação: Ivermectina + Compostos fitoquímicos. O nível de expressão da glicoproteína P a ser observada das interações Ivermectina/Compostos fitoquímicos mais promissoras em cepa de H. contortus resistente será avaliada por meio da técnica de PCR Quantitativo em Tempo Real.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO, POLIANA ARAUJO; LOUVANDINI, HELDER; GIGLIOTI, RODRIGO; RODRIGUES WEDY, BRUNA COSTA; RIBEIRO, JESSICA CAROLINA; VERISSIMO, CECILIA JOSE; FERREIRA, JORGE FREIRE DA SILVA; TALAMINI DO AMARANTE, ALESSANDRO FRANCISCO; KATIKI, LUCIANA MORITA. Phytochemical modulation of P-Glycoprotein and its gene expression in an ivermectin-resistant Haemonchus contortus isolate in vitro. Veterinary Parasitology, v. 305, p. 9-pg., . (17/23540-1, 18/02423-0, 18/19452-2, 18/15206-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PACHECO, Poliana Araújo. Incremento da atividade anti-helmíntica da Ivermectina pela ação sinérgica de compostos fitoquímicos sob isolados de Haemonchus contortus susceptível e resistente a anti-helmínticos. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.