Busca avançada
Ano de início
Entree

Transporte caótico em mapas simpléticos: Aplicações em plasmas

Processo: 18/03000-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física
Pesquisador responsável:Iberê Luiz Caldas
Beneficiário:Matheus Palmero Silva
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/19296-1 - Dinâmica não linear, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):20/12478-6 - Transporte anômalo em mapas simpléticos: Aplicação em dinâmica de plasmas, BE.EP.DR
Assunto(s):Dinâmica não linear

Resumo

Neste projeto de pesquisa investigaremos o transporte caótico presente na dinâmica fornecida por mapas simpléticos, os quais descrevem qualitativamente efeitos da dinâmica de plasmas confinados em tokamaks. O transporte caótico considerado ocorre nas linhas do campo magnético que aprisiona o plasma. O confinamento do plasma pode ser aprimorado com a introdução de um defletor ou um limitador caótico, que perturbam a configuração magnética. Entretanto, nesses casos o transporte apresenta efeitos anômalos interessantes para investigação. Para descrever as linhas de campo perturbadas por um defletor, utilizaremos um mapa introduzido por Boozer. Para as linhas perturbadas por um limitador caótico, utilizaremos o mapa introduzido por Ullmann. Análises estatísticas provenientes do estudo do transporte para esses mapas, devem fornecer novas interpretações para os efeitos do confinamento de plasmas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAZ, I, GABRIEL; PALMERO, MATHEUS S.; CALDAS, IBERE LUIZ; LEONEL, EDSON D. Diffusion entropy analysis in billiard systems. Physical Review E, v. 100, n. 4 OCT 7 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.