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Formação de professores no Mercosul: abordagem(s) no ensino de línguas próximas Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE)

Processo: 18/04961-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Nildiceia Aparecida Rocha
Beneficiário:Laura Ferreira de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/18540-0 - Formação de professores no Mercosul: abordagem(s) no ensino de línguas próximas Português Língua Estrangeira (PLE) e Espanhol Língua Estrangeira (ELE), AP.R
Assunto(s):Internacionalização   Mercosul   Aprendizagem de língua estrangeira   Ensino de língua estrangeira   Formação de professores   Língua portuguesa   Língua espanhola

Resumo

Atualmente, no contexto de internacionalização das línguas nacionais, o ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) e de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) tem tido um significativo crescimento, tanto pelas políticas públicas nacionais de globalização nos países de fala hispânica e nos países de fala lusófona, como também pela valorização, no mundo em geral, do ensino de línguas enquanto estrangeiras como componente de competência comunicativo-discursiva, cultural e social. A partir deste contexto, este projeto de pesquisa pretende identificar e analisar as diferentes e variadas abordagens de ensino e aprendizagem que estão sendo postas em prática no ensino de PLE e de ELE, especificamente em Cursos de formação de professores de ditas línguas, no contexto da América do Sul, em especial nos seguintes países do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Considero ainda, relevante verificar o percurso histórico das abordagens de ensino das citadas línguas nos contextos especificados e analisar quais as abordagens foram mais recorrentes ao longo da história de ensino das línguas enfocadas e sobre que materialidade discursiva política e didático-pedagógica se concretizaram; também pretendo perscrutar, mais detidamente, as abordagens mais utilizadas em nossa atualidade de globalização e integração comunicativo-discursiva, segundo as implicações políticas e sociais, assim como tecnológica; deste modo, terei subsídios para elaborar um quadro interpretativo dos dados analisados sobre a(s) abordagem(s) no ensino e aprendizagem de PLE e de ELE no contexto supracitado e sua relevância no processo de internacionalização destas línguas como línguas estrangeiras. (AU)

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