Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento psicológico de bebês: uma comparação entre parto normal e cesárea eletiva

Processo: 18/06209-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Convênio/Acordo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Miria Benincasa Gomes
Beneficiário:Adriana Navarro Romagnolo
Instituição-sede: Escola de Ciências Médicas e da Saúde. Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Instituto Metodista de Ensino Superior (IMS). São Bernardo do Campo, SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50503-4 - Desenvolvimento psicológico de bebês: uma comparação entre parto normal e cesárea eletiva, AP.R
Assunto(s):Psicologia do desenvolvimento   Desenvolvimento infantil   Bebês   Inquéritos e questionários

Resumo

O plano de trabalho em TT consiste no apoio contínuo ao pesquisador, precedido da adequada preparação, e do estudo dos tipos de instrumentos e teorias a serem utilizados na pesquisa, com destaque para as teorias de Psicologia do Desenvolvimento de bebês e das Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil (Bayley Scales of Infant Development), que serão aplicadas em 50 bebês. Para a aplicação destas escalas e organização dos materiais a serem disponibilizados ao bebê, é exigida uma compreensão adequada da idade do bebê, seu repertório e suas possibilidades de ação e compreensão destes objetos e estímulos. Esta análise prévia, que precede a avaliação propriamente dita de cada bebê, será realizada com o pesquisador responsável e um pesquisador associado. Cada bolsista, além de avaliar os bebês, aplicará os questionários com as 50 mães destes participantes e os 50 cuidadores destes bebês, ou seja, avaliará 100 pessoas para melhor compreender o desenvolvimento dos 50 bebês, totalizando-se 150 avaliações. O bolsista digitará os dados e, com a pesquisadora responsável e uma pesquisadora associada, fará as análises dos instrumentos e discussão dos resultados. Os dois bolsistas terão o mesmo treinamento, aplicarão os mesmos instrumentos e seguirão os mesmos procedimentos, porém, em duas populações diferentes, em creches localizadas em bairros diferentes do município de São Bernardo do Campo. Durante todo o processo, a pesquisadora responsável e um pesquisador associado supervisionarão as aplicações dos instrumentos e as visitas às creches. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.