Busca avançada
Ano de início
Entree

Transição de fase, desordem temporal e produção de entropia em sistemas com simetria de inversão

Processo: 17/24567-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Fiore dos Santos
Beneficiário:Pedro Eduardo Harunari
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica estatística   Transição de fase   Entropia (matemática aplicada)   Simetria   Sistemas complexos

Resumo

O projeto de doutorado tem como propósito estudar diferentes aspectos sobre transições descontínuas em modelos com simetria de inversão. Na primeira parte iremos concluir o estudo iniciado durante a iniciação científica do candidato considerando o votante majoritário com inércia em estruturas regulares e aleatórias, a fim de compreendermos os ingredientes essenciais para a ocorrência de transições descontínuas. Na segunda parte pretendemos estudar a transição em termos da produção de entropia. A terceira parte visa estudar a influência da desordem temporal no modelo supracitado em redes regulares e complexas, com o intuito de verificar se inércia variável no tempo afeta a ordem da transição e/ou o comportamento crítico do sistema. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDEZ NOA, C. E.; HARUNARI, PEDRO E.; DE OLIVEIRA, M. J.; FIORE, C. E. Entropy production as a tool for characterizing nonequilibrium phase transitions. Physical Review E, v. 100, n. 1 JUL 3 2019. Citações Web of Science: 0.
ENCINAS, JESUS M.; HARUNARI, PEDRO E.; DE OLIVEIRA, M. M.; FIORE, CARLOS E. Fundamental ingredients for discontinuous phase transitions in the inertial majority vote model. SCIENTIFIC REPORTS, v. 8, JUN 19 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.