Bolsa 18/03066-6 - Educação especial, Síndrome de Down - BV FAPESP
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Avaliação do repertório de habilidades sociais em crianças com Síndrome de Down

Processo: 18/03066-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Márcia Duarte Galvani
Beneficiário:Gabriela Cometa Aissa
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Síndrome de Down   Habilidades sociais   Avaliação da aprendizagem   Coleta de dados   Entrevistas (psicologia)   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | habilidades sociais | Sindrome de Down | Educação Especial

Resumo

A síndrome de Down é uma alteração cromossômica causada por uma desorganização no cromossomo 21, ocorrendo por três diferentes tipos sendo eles: a trissomia simples, mosaicismo e translocação. Normalmente crianças com essa síndrome apresentam déficits nas relações sociais, como por exemplo, a amizade, vida acadêmica, entre outros, o que caracteriza o campo teórico e prático das habilidades sociais. Assim, este estudo terá como objetivos: (a) Descrever e analisar o repertório de habilidades sociais de crianças com síndrome de Down;(b) Descrever e analisar a percepção de mães acerca das habilidades sociais das crianças com síndrome de Down e (c) Descrever e comparar o repertório de habilidades sociais de crianças com síndrome de Down quanto ao sexo e tipo de escola. Participarão da pesquisa aproximadamente seis crianças com idade entre 7 e 12 anos com diagnóstico de síndrome de Down e as mães ou responsáveis da criança (somente um de cada pessoa com SD). A pesquisa será realizada nas dependências de um Instituto de convivência de pessoas com síndrome de Down em uma cidade do interior de São Paulo -SP. Para coleta dos dados serão utilizados um roteiro de entrevista semiestruturada para mães e/ou responsáveis. Este roteiro será elaborado pela pesquisadora dividido em categorias que englobam diferentes aspectos: informações referentes à identificação da criança (sexo, idade, trajetória escolar, atendimentos recebidos na área da saúde e educação) e dados dos componentes familiares (idade, escolaridade e ocupação dos pais, estado civil e renda familiar). Também, será elaborado pela pesquisadora, baseado no Inventário Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC), um Questionário para mães ou responsáveis com o objetivo de identificar a percepção das mesmas acerca das habilidades sociais dessas crianças. Por fim, o Inventário Sistema Multimídia de Habilidades Sociais de Crianças (SMHSC) para avaliar as habilidades sociais dascrianças da pesquisa. Os dados qualitativos obtidos nas entrevistas com mães e ou responsáveis serão analisados de forma descritiva a fim de caracterizar os participantes. Da mesma forma, serão analisados os dados obtidos no questionário com mães e responsáveis, porém, com a finalidade analisar a percepção desses em relação as habilidades sociais das crianças com síndrome de Down. Para a correção do SMHSC será utilizado o Módulo de Processamento de Dados da Versão Informatizada (MPD) do teste que computa a média geral da criança nos 21 itens da escala para cada um dos indicadores (frequência, dificuldade e adequação). A pontuação pode variar de zero a dois para todos os indicadores e reações. Os resultados esperados compreendem a caracterização das habilidades sociais de criança s com síndrome de Down e possíveis direcionamentos de pesquisas posteriores para a contribuição do tema.

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