Busca avançada
Ano de início
Entree

Reversão epigenética da haploinsuficiência do gene TCF4, responsável pela síndrome de Pitt-Hopkins, uma doença neurológica negligenciada da infância

Processo: 18/03613-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fabio Papes
Beneficiário:José Ricardo Teixeira Júnior
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome de Pitt-Hopkins   Fator de transcrição 4   Epigênese genética   Haploinsuficiência   Proteína 9 associada à CRISPR

Resumo

A Síndrome de Pitt-Hopkins (PTHS) é uma rara doença neurológica negligenciada da infância, caracterizada por deficiência intelectual, ausência de linguagem, atraso no desenvolvimento e características faciais específicas. A PTHS é causada por haploinsuficiência do gene TCF4, que codifica um fator de transcrição responsável principalmente pela regulação da proliferação, diferenciação e função de células progenitoras neurais. Os mecanismos pelos quais a haploinsuficiência de TCF4 resulta em PTHS não são totalmente compreendidos. Especificamente, não está claro se os distúrbios debilitantes da PTHS são resultado de déficits na função do sistema nervoso durante o seu desenvolvimento ou de alterações apenas no sistema nervoso completamente formado. Além disso, também não está claro se o desenvolvimento da doença depende da ação de um pequeno subconjunto de genes-alvo do TCF4 ou de uma desregulação gênica global. No momento, há renovado interesse em terapia gênica devido a casos recentes de grande sucesso e destaque na comunidade científica e na mídia. Logo, a utilização de terapias correcionais para reverter a haploinsuficiência de TCF4 através do aumento epigenético da expressão do alelo normal tornou-se uma possibilidade real. Neste projeto, propomos o desenvolvimento de um sistema que possibilitará a ativação epigenética do gene TCF4 através do uso da ferramenta CRISPR/Cas9. Esse sistema possibilitará o estudo aprofundado da biologia molecular de TCF4 e dará o passo inicial no desenvolvimento de terapias correcionais em pacientes com PTHS. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, JOSE R.; SZETO, RYAN A.; CARVALHO, VINICIUS M. A.; MUOTRI, ALYSSON R.; PAPES, FABIO. Transcription factor 4 and its association with psychiatric disorders. TRANSLATIONAL PSYCHIATRY, v. 11, n. 1, . (18/03613-7, 20/11451-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JÚNIOR, José Ricardo Teixeira. Reversão epigenética da haploinsuficiência do gene TCF4, responsável pela síndrome de Pitt-Hopkins, uma doença neurológica negligenciada da infância. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.